TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Humanas

Artigos Científicos: Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Rio Claro/SP

2013

Agradecimentos

A elaboração deste trabalho não teria sido possível sem a colaboração, estímulo, empenho de diversas pessoas. Gostaria, por este facto, de expressar toda a minha gratidão e apreço a todos aqueles que, direita ou indiretamente, contribuíram para queesta tarefa se tornasse uma realidade. A todos quero manifestar os meus sinceros agradecimentos.

Sumário

1. Introdução. Ética e Administração 5

2. A Ética profissional no filme 7

2.1. Sinopse do filme “Amor sem Escalas” 8

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração 10

3. Conclusão 12

4. Referências bibliográficas 13

INTRODUÇÃO: ETICA E ADMINISTRAÇÃO

Entende-se por ética, a expressão única do pensamento correto, o julgamento do que é certo ou errado, bom ou ruim. A ética tem como objetivo o estudo do comportamento humano e tem como função a padronização das condutas com fins de minimização dos conflitos que possam advir da convivência em sociedade.

Não é possível ensinar a ética a um indivíduo, uma vez que esta deve nascer da consciência da própria luz inserida nointerior de cada um, entretanto, o que pode e deve ser feita é a difusão dos valores éticos a fim de que as pessoas sejam movidas a conquistar e resguardar os tais valores.

Um fator de grande importância, e que não pode deixar de ser levado em consideração, diz respeito a uma boa formação acadêmica, pois esta reflete diretamente na conscientização do profissional. Embora os valores éticos não possam ser ensinados, é preciso que fique claro o que é correto e o que não é. Daí a importância do que é passado para aqueles que serão no futuro próximo profissional da área, sendo de suma importância. Assim, a ATITUDE que se espera do gestor das áreas ligada a Administração deve ser orientada em seu primeiro contato com o assunto, para que, dessa forma, esta ATITUDE tão discutida seja inerente ao profissional e não somente aquilo que “se espera dele”.

A ética profissional representa um conjunto de normas que direciona a conduta dos integrantes de determinada profissão. Um código de ética profissional tem finalidade fundamental de regulamentar o exercício da profissão, pois proporciona uma visão de justiça e um bom desempenho de suas funções por parte dos profissionais, evitando muitas vezes que estes se venham a inferir na prática de atos ilícitos que, não fosse pelos Códigos de Ética poderiam vir a serem considerados normais dadas sua prática já costumeira.

A ética tem uma finalidade fundamental ao regulamentar das profissões, pois proporciona uma visão de justiça e bom desempenho das atividades, em situações que, muitas vezes, por interesses próprios ou mesmo por deficiênciapessoal de cada homem, podem levar os profissionais por caminhos ilícitos na maioria das vezes, sem retorno.

O administrador que exerce sua profissão observando os preceitos éticos tende a conquistar o lugar e respeito merecidos. A transformação do serviço de que atende uma das grandes necessidades da sociedade atual na Administração, e que se torna vital nas grandes organizações e praticas de negócios, dependerá da atitude individual de cada profissional, e esta união de esforços para dar ao profissional da área de credito na prática a desenvolver, fará com que a sociedade mude o conceito de toda a classe.

Devemos levar em consideração que no exercício de sua atividade profissional, o administrador deve preocupar-se com os princípios de justiça e decência, procurando sempre uma finalidade social superior nos serviços que executa logo o administrador deve ter a clara consciência de seu papel e para que isso aconteça é necessário que o mesmodesempenhe suas funções com atitudes que valorizem a classe. Dentre todos, visamos como uma importância especial, o Administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos. É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.

Vivemos um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestadaas suas consequências para o todo. Na medida em que as resoluções de caráter ambiental são questionadas acerca de sua viabilidade em relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem e devem ser discutidas considerando os seus efeitos econômicos e sociais, dentro desse mesmo contexto.

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “Amor sem Escalas”

Com base no contexto do filme “Amor sem escalas”, percebe-se que o empregador sente-se confortável em contratar outra empresa, prestadora de serviços, com profissionais competentes e com perfil para tomar decisões difíceis, mesmo sem conhecer, ou ter qualquer relacionamento afetivo com as pessoas. Onde Ryan entra em uma sala reservada onde faz demissões de pessoas que nunca viu de maneira que as mesmas possam encarar a situação de forma, que é só mais um desafio e oportunidade que se inicia apesar da situação e reações contratariam que atingem o individuo de maneira desesperadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com