TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Jurídicas Em Análise Conjunta Do Grupo Para Que Possamos Expor O Nosso Ponto De Vista Sobre O Questionamento, "As Relações Jurídicas são Influenciadas Pelas Normas Jurídicas, Existentes Ou As Relações Jurídicas Derivam Apenas Das

Trabalho Universitário: Relações Jurídicas Em Análise Conjunta Do Grupo Para Que Possamos Expor O Nosso Ponto De Vista Sobre O Questionamento, "As Relações Jurídicas são Influenciadas Pelas Normas Jurídicas, Existentes Ou As Relações Jurídicas Derivam Apenas Das . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Relações Jurídicas

Em análise conjunta do grupo para que possamos expor o nosso ponto de vista sobre o questionamento, “As relações jurídicas são influenciadas pelas normas jurídicas, existentes ou as relações jurídicas derivam apenas das relações sociais?”, é preciso ter definidos alguns pontos que são fundamentais para a conclusão do parecer a seguir.

Começaremos pela definição objetiva de:

Relações Jurídicas: é a relação entre duas ou mais pessoas que possuem interesses comuns, sendo uma parte obrigada a cumprir deveres e a outra se tornando pessoa de direito, fazendo com que seu direito venha ser realizado, podemos classifica-lo como:

Simples quando envolve duas pessoas.

Plurilateral, quando possui várias pessoas como sujeito ativo e passivo. Com isso nasce a relação jurídica que nada mais é do que a existência legal do direito que lhe é atribuído.

Normas Jurídicas: é a proposição em formula de lei, regulamento ou tratado, que serve para disciplinar as ações e normas de conduta onde seu objetivo é promover sanções e penalidades caso ocorra seu descumprimento.

Como podemos observar nos conceitos básicos de relações jurídicas e normas jurídicas chegamos ao consenso de que as relações jurídicas são influenciadas pelas normas jurídicas, pois observamos que a relação quando se torna jurídica parte do pressuposto de direitos de uma parte atrelado com o dever da outra parte, desde então temos este fator como sendo base as normas jurídicas que servem para regulamentar ações sociais, conduta humana com o intuito de promover a satisfação de ambas as partes com o objetivo de manter a paz social.

Pois bem se temos claro tais definições que tudo parte do simples pressuposto de ações baseadas em normas jurídicas fica fácil a compreensão de que as relações jurídicas são influenciadas pelas normas jurídicas e não o oposto.

Não podemos deixar de salientar que as relações sociais foram fatores que levaram a criação das normas jurídicas existentes, e também como base no direito..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com