TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais E Negociações Trabalhista Em Uma Pquena Empresa

Artigos Científicos: Relações Sindicais E Negociações Trabalhista Em Uma Pquena Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 13

1 - INTRODUÇÃO

2.1 Planejamento

Planejamento é pensar no futuro, precisamos avaliar fatores e riscos envolvendo as possibilidades de erros e acertos.

Sendo que nós podemos considerar que planejamento seja uma grande ferramenta administrativa.

jetivos e suas políticas;

-adotar ações corretivas caso o resultado de sua ação não seja satisfatório;

- fazê-las obter e aplicar os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos;

Para que seus negócios sejam bem sucedidos, sempre façam planejamentos antes de começar qualquer projeto seja pessoal ou profissional.

*Planejamento estratégico: Pode se dizer que é o processo de analisar uma organização e estudando o livro texto, vimos que o processo administrativo é amplo de planejamento, organização, direção e controle e isso chamamos de (PCDO) que estão sempre ligados, e sendo assim faz com que tenha a necessidade de ambos estarem juntos para obter os melhores resultados.

Planejar é uma função administrativa que antecipa seus projetos a ter melhores chances de alcança-los com sucessos.

No livro texto também, diz que o planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico, e isso é muito interessante, pois é onde a empresa visa com o ambiente esterno e com isso os administradores se responsabilizam com o relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e se formam uma estratégia empresarial mais adequada para obter os objetivos organizacionais.

O planejamento estratégico envolve também seis etapas principais e elas são:

- a determinação dos objetivos empresariais; análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados. (Livro Texto cap.7).

*Planejamento Tático: é efetuado em cada departamento no nível intermediário e em que cada setor da empresa deve- se elaborar seu plano de ação e envolve cada departamento separadamente e com objetivos departamentais.

É um processo permanente e contínuo voltado para o futuro próximo. Trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico, são desenvolvidos nos níveis organizacionais inferiores, ou seja, é

Na figura abaixo podemos ver que cada um necessita do outro para transgredir com mais facilidade.

E isso para uma empresa é muito importante, pois tendo esses quatros elementos vemos que a empresa terá um grande resultado para crescer.

2.2 A importância do Planejamento

Podemos considerar algumas bases como definição de metas e objetivos organizacionais, objetivos desafiadores, justos e consistentes. Os objetivos devem ser postos por escrito, para posterior acompanhamento.

Desenvolvimento Do Plano De Ação – afirmativas de ação para os objetivos estabelecidos, que inclui a fase do planejamento da APO.

Revisão Periódica – monitoramento do desempenho, por meio de reuniões entre o gerente e seu pessoal, em intervalos de três, seis e nove meses, para a confirmação ou reavaliação e mesmo alteração dos objetivos.

Avaliação De Desempenho – verificação, após cada período de um ano de

estabelecimento da metas/objetivos, do ponto de vista “previsto x realizado”.

A falta de comparabilidade dos padrões de desempenho – o estabelecimento de padrões

para alcance de desempenho, por nível de dificuldades e impossível e a definição das

dificuldades dos próprios objetivos, pelos participantes, é determinada mais por habilidades

de barganha deles do que critérios de equidade.

Considerações Finais

Entender o que é planejamento nos mostra o quanto é importante planejar não somente na vida pessoal mais também no ambiente profissional, pois toda ação tem uma reação. No entanto se tratando de uma situação que foi previamente planejada é possível agir com mais tranquilidade, calma e agilidade, pois é algo que foi previamente analisando previamente os prós e os contras da situação.

Ser um administrador de sucesso é saber planejar, não tratando somente de se ver onde a grande maioria ainda não enxergou como também já enxergar eventuais problemas e suas respectivas soluções.

1) O que é Planejamento? (definição)

Resp: A palavra já esta falando planejamento, planejar é essencial para qualquer projeto seja profissional ou empresarial, se você planejar antes de efetuar um processo administrativo, o risco de dar errado vai ser muito pequeno.

E com isso vemos que o planejamento tem uma ligação entre as estruturas políticas e econômicas e também é uma ferramenta muito importante no gerenciamento das empresas competitivas.

Quais os tipos de Planejamento? (tipologia)

Planejamento Estratégico: É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afeta ou deveria afetar toda empresa por longo período de tempo. É elaborado no topo da organização, e é responsável pela definição dos objetivos e estratégias que guiarão os demais níveis de planejamento.

A empresa não tem condições de processar e interpretar todos os dados e informações que provêm do ambiente. Além disso, como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em horizonte temporal de longo prazo. (Livro Texto, cap. 7)

Planejamento Tático: É a função administrativa que requer antecipação do que se deve fazer e quais os procedimentos devem ser literalmente alcançados. Mas além disso é um processo permanente e contínuo, pois a empresa Trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com