TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião, Sexo E Drogas.

Trabalho Escolar: Religião, Sexo E Drogas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O romance de Lyigia Fagundes Telles , “As meninas”, apesar de a autora não ter se aprofundado nos assuntos abordados ela revela que a presente trama se passa no período da ditadura militar, e que a maioria dos acontecimentos se passa dentro do pensionato Nossa Senhora de Fátima, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento das meninas Lia, Ana Clara e Lorena perante esse período de revolução e também apresentar como é realizado o trabalho das religiosas não só no pensionato Nossa Senhora de Fátima, mas também em sua vida.

A VIDA RELIGIOSA

A primeira imagem que temos de uma freira quando pensamos nelas é de uma mulher que teve alguma desilusão amorosa, problemas familiares, etc mas o que leva uma mulher a renunciar tudo e viver a vida religiosa? Se estudarmos a vida mais a fundo de uma freira, ou até mesmo consultar algumas biografias existentes poderemos ver que por trás do hábito, há uma mulher forte e totalmente a serviço da sociedade.

Foi realizada uma pesquisa na Internet para verificar se o Pensionato Nossa

Senhora de Fátima, referido no romance “As Meninas”, realmente existiu no centro de

São Paulo mas infelizmente não foi encontrado, porém na cidade de Santos encontrri um pensionato semelhante o pensionato Maria Imaculada.

O pensionato Maria Imaculada fundado na Espanha, em meados do século XIX, por Vicenta Maria Lopez, iniciou oferecendo assistência às jovens do campo que

Se mudavam para a cidade em busca de melhores condições de trabalho, essa ajuda que o pensionato oferecia, espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil em 1921, dando continuidade ao cuidado de adolescentes e jovens nessa mesma situação.

O trabalho das freiras neste pensionato primeiramente é de acolhida, e

também orientação caso a jovem tenha interesse em fazer um acompanhamento

vocacional. Mas, para ser admitida, deve seguir as regras estabelecidas, para um bom

convívio: III. A CONVIVÊNCIA: é objetivo fundamental do Pensionato

Requer: atitude de acolhida para com todas, manifestada no

serviço de ajuda mútua. (IDEÁRIO). No romance “As meninas, não fica evidente se no pensionato dirigido por Madre Alix existe essa regra da qual as residentes precisam seguir, o espaço é voltado para a estadia temporária das meninas Lorena, Ana clara e Lia, mas a presença materna da Madre Alix com as meninas esta clara no romance, fazendo com que sua atividade principal no Pensionato Nossa Senhora de Fátima seja essa.

ANOS 60: A DÉCADA DA REVOLUÇÃO

Explosões de bombas atômicas mataram milhares de jovens, o fim da segunda guerra mundial fez com que os jovens daquela época começassem a repensar e questionar os conceitos morais impostos por seus pais, aos poucos os jovens que já não confiavam mais em seus pais se sentiram perdidos em meio de conceitos que ao ver da geração, eram mentirosos, sendo assim movimentos foram criados para manifestar essa insatisfação, o uso de drogas se tornou mais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com