TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remoção de tatuagem a laser

Por:   •  1/7/2021  •  Monografia  •  7.852 Palavras (32 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS

CURSO DE BIOMEDICINA

GABRIELA BARROS MIGUEL

RAFAELA MONTEIRO DE CARVALHO

REMOÇÃO DE TATUAGEM A LASER

Varginha – MG

2021

GABRIELA BARROS MIGUEL

RAFAELA MONTEIRO DE CARVALHO

REMOÇÃO DE TATUAGEM A LASER

 

 Monografia, apresentada à Universidade José do Rosário Vellano, como parte das exigências do Curso de Biomedicina  para conclusão do curso de graduação.

Orientador: Prof. Carlos Vitor Braga Rodrigues                                                                        

Varginha – MG

2021


GABRIELA BARROS MIGUEL

RAFAELA MONTEIRO DE CARVALHO

REMOÇÃO DE TATUAGEM A LASER

Trabalho apresentado à Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, como requisito parcial para obtenção do Título de Biomedico no Curso de Biomedicina

___________________________________________

Coordenadora de TCC

Data da Aprovação: _______/_______/______

BANCA EXAMINADORA

(Orientador - Prof. Ms. Carlos Vitor Braga Rodrigues)

(Membro 1 - )

(Membro 2 - )

     AGRADECIMENTOS

Que momento especial estamos vivendo, fim de mais um ciclo, 4 anos de muita história e aprendizado, que possamos realizar mais sonhos e conquistas com a mesma felicidade que estamos sentindo hoje. Pode parecer clichê, mas hoje podemos olhar com calma para dentro de nós mesmas e ver o quanto mudamos, amadurecemos, ainda bem. Novos ventos, novos ciclos, coração está mais leve com os presentes da vida. Só temos a agradecer а Deus, quе fez com que nossos objetivos fossem alcançados durante todos os nossos anos de estudo. A todos que estiveram conosco nesse momento, eles sabem quem são, mas em especial aos nossos pais, Reginaldo/Elaine e Roberto/Edileila por terem confiado em nós, que apesar de todas as dificuldades nos fortaleceram com todo amor, pelo incentivo nas horas difíceis de desânimo e cansaço e apoio incondicional. Obrigada a nossas irmãs, Andrielle e Marcela, pela contribuição valiosa durante toda a trajetória, por nos ouvir em momentos difíceis, por todos os conselhos, pela ajuda e por todo apoio. Nossos sinceros muito obrigada, por tudo, família, esse diploma é nosso. Agradeço aos nossos companheiros de vida, Otávio e Sandro, que sempre estiveram ao nosso lado durante o percurso acadêmico.

Nossos agradecimentos a nossa dupla de três, Gabriele, pelo companheirismo, sempre esteve ao nosso lado e  nos ajudou com sua vasta experiência desde o início da faculdade, pela amizade incondicional. A todos os amigos que de alguma forma fizeram parte desse percurso, eterna gratidão.

Ao professor Carlos, por ter sido nosso orientador e ter desempenhado tal função com dedicação e amizade, por todos os conselhos, pela ajuda e pela paciência com a qual guiou o nosso aprendizado. A todos os nossos professores do curso de Biomedicina da Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas, pelas correções e ensinamentos que nos permitiram apresentar um melhor desempenho no nosso processo de formação profissional ao longo do curso.

Enfim, só quem já sentiu a sensação de dever cumprido sabe o quanto é gratificante. Mas não só pela nossa correria e persistência e sim pela nossa coragem. Estamos prontas para viver as surpresas da vida.  E pra Gabriela e Rafaela do futuro, continuem a nadar.

 RESUMO

Desde o começo da civilização já era comum as tatuagens.  Os primeiros relatos de tatuagens foram datados de 2000 AC em múmias egípcias. Na época, as remoções de tatuagens já existiam, pois, os gregos se tornaram especialista nesse tipo de remoção, pois para eles ter a pele marcada era um símbolo de escravidão e de alguém que cometia atos considerados impróprios para a sociedade. A técnica mais usada por muito tempo foi a dermoabrasão  que possui destruição não-seletiva do tecido, despigmentando parcialmente ou mesmo completamente a tatuagem. Hoje, com o avanço tecnológico temos os lasers para realizar o procedimento da remoção, sendo eles: QS- Nd:YAG (1064 e532nm), QS Rubi (694nm) e QS Alexandrite (755nm). Nossa revisão visa descrever a atuação do biomédico na remoção de tatuagem com o uso do laser, relatando os possíveis efeitos indesejáveis inerentes à técnica. O presente trabalho empregou os procedimentos de investigação bibliográfica para reunir os dados, além disso, também foi levantada informações sobre a técnica por meio de dois questionários auto aplicados, divulgados por meio de redes sociais. O resultado contou com a participação de 112 pessoas, sendo que a média foi de 68,85% respondentes do sexo feminino e 31,15% do sexo masculino, com idades variando entre os 18 e 58 anos. Do total de entrevistados, 21% possuíam alguma relação com a remoção de tatuagem, enquanto que 50,5 % pertenciam ao interesse de remover a tatuagem. Com o desenvolvimento dessa tecnologia os  resultados vêm sendo bem satisfatórios e mais previsíveis. Por isso, concluímos que, de acordo com esse estudo e os demais aqui descritos nesta bibliografia, o laser Q-switched  NdYAG vem mostrando ser um procedimento seguro e eficaz para a remoção de tatuagens, revelando um bom resultado de satisfação e quase nada de efeitos indesejáveis. 

Palavras-chave: Tatuagem; laser; remoção.


LISTA DE TABELAS

TABELA 1 – Razões pelas quais ainda não realizem o procedimento de remoção        19


LISTA DE ABREVIATURAS

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária

ATCC - American Type Culture Collection

CDC - Center for Disease Control


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................................9

2 REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................................11

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55 Kb)   pdf (293.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com