TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renan Lopes

Trabalho Universitário: Renan Lopes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 - Conceitos Básicos de Auditoria; Aspectos Conceituais.

A Auditoria é a analise de documentos, livros contábeis, registros, além da realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, relacionado os dados com o controle do patrimônio da entidade auditada. Têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis referes aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

A função do auditor é examinar sistematicamente as atividades desenvolvidas em uma empresa, o seu objetivo é averiguar se esses procedimentos estão de acordo com o que foi planejado e estabelecido, se estão sendo executados com eficácia. As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna.

A auditoria interna é aquela executada por profissionais, geralmente são funcionários da própria empresa auditada, ou empresas que possuem vínculo ou subordinação com esta, com o objetivo principal de auxiliar a entidade a atingir suas metas, por meio de uma avaliação do seu sistema de controle interno. Compreendem os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

A auditoria externa é representada por um profissional independente que analisa as demonstrações contábeis da empresa e emite uma opinião do que foi analisada. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais. As principais empresas de auditoria são Deloitte, PricewaterhouseCoopers, KPMG, Ernst & Young, entre outras. São variados os motivos que impulsionam uma empresa a fazer uso dos serviços de auditoria. As determinações legais são um dos mais importantes e constam da Lei 6404/76 (lei das sociedades anônimas por ações) que estabelece que companhias abertas devam ser auditadas por auditores independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com