TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANESSA LOPES

Pesquisas Acadêmicas: VANESSA LOPES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 2

Com o advento da tecnologia aplicada ao efetivo uso corporativo, inúmeras mudanças ocorreram no campo da ciência administrativa, em especial ao que concernem as atividades tidas como básicas ao administrador. Essas mudanças ocorreram de forma súbita em um curto espaço de tempo, e ainda continuam acontecendo gradativamente, à medida que a tecnologia se desenvolve e fornece ferramentas capazes e agilizar, simplificar e reduzir incertezas no Processo Administrativo.

É importante ressaltar que o Processo Administrativo é resultado da soma das funções básicas do administrador, quando estas são consideradas e visualizadas num todo, ou seja, em conjunto. A partir desta premissa, toda vez que mencionamos as atividades de Planejamento, Organização, Direção e Controle de determinada organização, estamos referindo ao Processo Administrativo.

Taylor tinha seu foco em eficiência e eficácia operacional na administração Industrial assim elaborou os primeiros estudos essenciais que foram: O principio da relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, aonde acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores haveria a possibilidade de faze-los produzir com mais e com melhor qualidade. O princípio do planejamento que consistia em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos testados e planejados. O princípio da produtividade que consistia na preparação dos trabalhadores que era selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões preparando-os e treinando- os para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. O princípio do autocontrole que consistia em controlar o trabalho para que se certificassem de que o mesmo estava sendo executado pelo método estabelecido e pelo plano de produção. E o Principio da execução que onde existia em distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução de trabalho fosse o mais disciplinado o possível. Inseriu também a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devesse ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo realizadas em conformidades com a instruções programadas. Inseriu um sistema de pagamento por quantidade ou (por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.

A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas ocupantes de cargos. A Análise das tarefas de cada individuo cedeu lugar a uma visão global a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com