TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento Cultural

Artigos Científicos: Renascimento Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 3

Renascimento Cultural

O renascimento foi um movimento cultural que aconteceu no início da Idade Moderna, e que tinha como objetivo o humanismo e a revalorização da cultura Greco-romana e do ser humano. Apesar do nome, não foi só a cultura que mudou, mas a política, a ciência, a economia e a religião também sofreram modificações.

No início da Idade Moderna, o comércio desenvolveu-se, as cidades cresceram e se tornaram agitadas, a burguesia foi ficando mais rica ( por conta da expansão do comércio), o dinheiro foi sendo mais valorizados, os estados nacionais foram sendo formados, houve a descoberta da pólvora, das armas de fogo, o uso da bússola, do astrolábio e etc. Tudo isso mexeu com a cabeça dos europeus, e eles começaram a enxergar a política, os costumes morais, a religião, as artes e outras coisas de forma diferente.

O individualismo foi uma característica do Renascimento, pois as pessoas começaram a se dar conta que eram diferentes umas das outras, e isso influenciou na construção das casas dos ricos, pois a partir disso alguns passaram a ter quartos individuais.

Quanto as vestimentas na época renascentista, os padrões morais sofreram alterações, pois como começaram a valorizar as formas do corpo, as roupas tornaram-se mais justas,que foi uma mudança marcante. O uso de roupas coloridas era sinal de riqueza, pois as tintas naquela época não eram iguais as de hoje, por isso era preciso extraí-las de algum lugar, como conchas e minerais. As pessoas ricas vestiam-se geralmente com os tecidos mais finos e coloridos, sempre procurando usar acessórios. Já os pobres, usavam roupas feitas de tecido cru, que eram bem mais baratas.

Na sociedade medieval, tudo o que era dito pela Igreja era aceito pelas pessoas, sem questionamentos. Mas, depois que os europeus entraram em contato com a América ( Novo Mundo), seus pensamentos começaram a adquirir novos valores e a formular novos conceitos, então, foram percebendo que a solução para os questionamentos era a observação dos fatos e a experiência, e não o que a Igreja dizia. Com isso, o pensamento medieval, aos poucos deu lugar ao pensamento renascentista, mas foi ocorrendo de forma lenta e diferente para algumas pessoas, pois elas tendem a resistir algo novo.

O teocentrismo é a teoria que justifica que Deus criou o universo e que ele está no centro de todas as coisas, controlando tudo. Era a teoria adotada na época medieval. O antropocentrismo é a teoria que diz que Deus criou o universo especialmente para o homem, que está no centro do Universo. Como no Renascimento houve a revalorização do ser humano, a teoria adotada foi a do antropocentrismo.

Houveram várias mudanças do pensamento medieval para o renascentista, como por exemplo:

• A natureza na época medieval não era valorizada, pois eles acreditavam que ela os afastava de Deus. Já no Renascimento, o homem foi em busca de conhecer a natureza, que era bem mais valorizada.

• Surgiu o humanismo, filosofia que criticava o pensamento da Igreja medieval por defender a filosofia escolástica, que aceitava as ideias sem questionar.

• Agora os médicos já podiam investigar o corpo humano através da dissecação de cadáveres.

Como houve uma mudança de pensamento, as teorias também foram reformuladas. Os medievais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com