TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE

Pesquisas Acadêmicas: RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 – DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

3 – CONCLUSÃO........................................................................................................7

4 –REFERÊNCIAS......................................................................................................8

INTRODUÇÃO

O trabalho propõe relacionar os conteúdos estudados no semestre com as praticas pedagógicas sobre os grandes acontecimentos que ocorreram na história do mundo, foi sem dúvida o renascimento cultural estre o século XIV e XVI, que mudaram muitas sociedades da Europa Ocidental por uma renovação cultural, artístico e científico que ficou conhecido como Renascimento ou renascença.

Nas artes, os homens do Renascimento produziram pinturas e esculturas baseadas na observação do mundo visível. Nas mãos de homens como Michelangelo e Leonardo da Vinci a arte tornou-se um meio de explorar a natureza.

Enfim, esse movimento ultrapassou fronteiras e favoreceu o surgimento de manifestações intelectuais e artísticas.

DESENVOLVIMENTO

O autor não utilizou nenhum autor para compor o texto do capítulo, ele enfatizou suas próprias experiências para mostrar que o Renascimento um novo modo de vida dos europeus entre o século XIV e XVI.

Concernente a utilização de algum trecho de documento o autor não se utilizou de nenhum treco. Foi utilizado figuras feitas em 1490, por Leonardo da Vinci que desenhou as proporções do corpo humano conforme Vitrúvio, arquiteto romano do século I a. C.

A escola de Atenas, pintura realizada por Rafael entre 1509 e 1511 que se encontra no vaticano. Foram representados no centro da obra Platão e Aristóteles, filósofos muito valorizados pelos pensadores humanistas.

Pietá (piedade, em português) que é uma das obras mais conhecidas de Michelangelo, que representa Maria com Jesus morto em seus braços. A reprodução de Leonardo da Vinci, que é um esboço de sua máquina de vapor.

O desenho tem as características principais daquilo que, séculos depois, viria a ser o helicóptero. E não poderíamos deixar de falar da mona lisa ou Gioconda de Leonardo da Vinci, uma das mais famosas da história da arte mundial e uma das principais atrações do museu do Louvre, em Paris, onde está exposto. Podemos trabalhar com os alunos com essas figuras explicando que os quadros representam obras que mudaram no campo da ciência, da cultura e arte, e que elas selecionadas representam as três fases supracitada.

As atividades estimulam os alunos sim, quando refletimos que os humanistas tinham uma saudade das obras clássicas da cultura grega romana, como também a teoria do geocentrismo x heliocêntrismo que foi difundido o geocentrismo desde a antiguidade, isso é claro que estimula o aluno a refletir concernentes os pensamentos do passado e como o mundo na transição da Idade Média pra a Modernidade foi transformada por esses pensadores.

No que diz respeito se o conteúdo foi trabalhado de forma crítica ou descritiva, vemos que o autor trabalha de certa forma criticamente, pois quando se trata das ideias e valores que surgiram nas ciências, na cultura e na arte, por exemplo, em de valorizar a fé religiosa buscavam explicações científica levando em conta a obra humana e colocando o ser humano no centro das atenções.

Nesse caso o autor está fazendo uma crítica em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com