TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE.

Artigos Científicos: RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO NA MODERNIDADE.

Trabalho individual apresentado ao curso de Linceciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para disciplinas com requisito parcial para obtenção de média para as disciplinas:Organização do trabalho Pedagogico: Reflexão e pesquisa, História Moderna, Povo, Cultura e Religião, Seminario IV.

Orientador Profª: Vilze, Fabiane, Guilherme e Bernadete.

Brasileia/Ac

2013

INTRODUÇÃO

“O Renascimento”. In: "História Uma Abordagem Integrada". São Paulo: Moderna, 2005. Pp. 59 - 66. Capítulo 6 - O Renascimento 1. Renascimento cultural O autor iniciam o texto fazendo observações do fato de que o termo renascimento é construído a partir da ideia errônea de um suposto obscurantismo, ao passo que esta teve apenas suas características próprias. Explicam, ligeiramente, as doutrinas um tanto quanto castradoras impostas à sociedade medieval a partir dos conceitos de certo e errado impostos pela Igreja, como por exemplo, a proibição a estudos ou pesquisas que pudessem ir contra seus dogmas e crenças e afirma ser o renascimento um período de liberdade para o pensamento e as descobertas, tanto da natureza quanto do próprio homem.

O renascimento se deu num primeiro momento como a valorização do homem sem que haja confronto direto, tentativa de negação ou desligamento destes com a religião; como a identificação do homem com as possibilidades de prazer terrenos e, num segundo momento, quando a divisão se dá mais a partir de um direcionamento do pensar, apresentando críticas as condições sociais e a busca por uma nova forma de vida que não pautada no universo mágico e religioso, atitude atribuída ao período da Idade Média. Momento, cria-se a relação entre este movimento e o Humanismo, definido pelo autor como "estudos de humanidades".a cultura moderna se faz presente na Europa Ocidental onde afirma que o renascimento nada mais foi do que a busca pelos textos clássicos como base para as mudanças sociais já vigentes e que esse contato com os descendentes do Império Bizantino foi realmente muito importante mas em nada além do fato destes terem fornecido fontes primárias e meios para que se chegasse aos textos clássicos. A natureza aparecia diante de seus olhos cheia de cores e mistérios e só ele, o homem moderno, poderia descrevê-la, figurá-la, concebê-la e transformá-la. Essa descoberta chamou-lhe a atenção, mas para ela ficar completa era preciso que as coisas novas fossem ditas através de uma nova linguagem, que pudesse expressar a felicidade da descoberta e manifestar a condição de comunicação do que ia sendo descoberto.

DESENVOLVIMENTO

A vida urbana, por si só, implicava o estabelecimento de novas formas de relacionamento social, diferentes daquelas estabelecidas no mundo feudal. Soma-se a isso a necessidade de justificar o comércio e a preocupação com a obtenção do lucro, mentalidade condenada pela Igreja Católica. Ao destacarem o mecenato, importante prática tanto para os artistas não burgueses, e por tanto desprovidos de capital, quanto para burgueses e nobres que procuravam ostentação de sua riqueza. As Características do Renascimento Cultural O autor começa o segundo subtítulo apresentando a ideia de que o renascimento se deu de várias formas e em tempos diferentes ao longo de toda a Europa o que se mostra muito importantes já que ao longo do tempo a imagem do renascimento foi muito ligado principalmente às cidades de Florença e Veneza, passando talvez a imagem de que foi um acontecimento isolado e não um fenômeno europeu como de fato foi o renascimento da Cultura Clássica. Seu direcionamento também é bem claro para que não se cometa outro erro: o de pensar que esse renascimento se deu da mesma forma em todas as partes do continente. Os principais nomes do Renascimento Cultural foram: Leonardo da Vinci. Michelangelo. Rafael.Nicolau Copérnico.Galileu Galileu

A educação renascentista não se encontrava menos distante já que seu principal pré-requisito é a alfabetização, o que era inacessível para a grande massa populacional e o alto custo dos livros. Em quadro destacado do texto o autor apresenta uma nota sobre a Revolução da Prensa Gráfica, fato que merecia maior destaque já que foi o “possibilitador” da difusão da cultura e das ideias vigentes. O Renascimento estabeleceu alguns métodos na educação de crianças e jovens. O uso da razão como forma de se chegar ao conhecimento passou a ser a pedra de toque da mentalidade renascentista, fomentando o nascimento da ciência moderna. Grande privilégio à matemática e às ciências da natureza, bem como a arte, exercícios físicos, retórica, leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com