TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representação de estereótipos de figuras humanas

Artigo: Representação de estereótipos de figuras humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

Há também uma idéia esteriotipada das figuras humanas: Perseu é um jovem bonito e destemido, pronto a arriscar a vida em nome de um amor; Andrômeda representa a "mocinha" frágil e desditosa, cuja beleza encanta a todos; Cálibos é o amargurado e cruel carrasco de Andrômeda, capaz de atos pérfidos para mantê-la cativa. Essas características, tão presentes nos modelos cinematográficos atuais, reforçam a idéia de valorização da luta e do desafio como forma de conquistar objetivos. Heráclito, um pensador grego da época, considerava a guerra como mãe e rainha de todas as coisas, o que reforça a afirmativa anterior.

Todas essas informações, presentes no filme, demonstram a importância que a mitologia tinha para os gregos àquela época, visto que essas histórias transmitidas de geração em geração era uma forma de tentar responder às infindáveis questões humanas num tempo em que não havia estudos científicos para tal função. Essas crenças só começaram a ser questionadas a paritr do surgimento dos primeiros filósofos que, insatisfeitos com as explicações mitológicas, passaram a buscar respostas racionais para as suas dúvidas.

Embora o filme Fúria de Titãs não seja um clássico cinematográfico e apresente efeitos especiais ultrapassados, sua análise crítica pode oferecer muitas informações a respeito dessa parte da história grega e do modelo comportamental e psicológico da época, sendo uma ótima opção de entretenimento para adult

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com