TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requerimento diretor

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO – HISTÓRIA EM QUADRINHOS

LUCAS MARTINS OLIVEIRA DE MOURA

ESBOÇO DE PROJETO

CONTEÚDO

INTRODUÇÃO

As histórias em quadrinhos ou HQ’s surgiram a muito tempo, de lá para cá houve uma grande evolução em seus temas, estilos, modos de produção, além da grande importância na história no decorrer dos anos.

É isso que será mostrado adiante, como as HQ’s influenciaram o mundo atual e como ela pode ser trabalhada nas diversas áreas.

JUSTIFICATIVA

Busco através deste, mostrar a importância das histórias em quadrinhos para a história da humanidade, seus avanços através do tempo, tecnologicamente ou manualmente.

Como exemplo temos o livro Maus, do americano de origem judia Art Spiegelman, que conta a história de seus pais, sobreviventes dos campos de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir de histórias como essa percebemos a importância das HQ’s para o conhecimento e estudo da humanidade.

OBJETO DO PROJETO

Não consegui entender muito bem.

PLANEJAMENTO: METODOLOGIA DE TRABALHO

A História das HQ’s

Se inicia a partir do artista americano Richard Outcault, em 1895. A linguagem das HQs, tal qual conhecemos hoje, com personagens fixos, ações fragmentadas e diálogos dispostos em balõezinhos de texto, foi inaugurada nos jornais sensacionalistas de Nova York com uma tirinha de Outcault, chamada The Yellow Kid, e fez tanto sucesso que acabou sendo disputada por jornais de renome. Claro que esse modelo utilizado por Outcault não surgiu do acaso, pois as histórias em quadrinhos mais antigas surgiram nos primórdios, basta lembrar que os homens das cavernas comunicavam-se através das pinturas rupestres, contando através de desenhos a saga diária de nossos ancestrais na luta pela sobrevivência.

Popularização

As “Comics”, como são conhecidas nos países de língua inglesa, surgiram na mesma época do cinematógrafo, mas diferente do que aconteceu com o cinema, que desde sua estreia foi considerado a sétima arte, os quadrinhos não receberam da crítica a devida importância, sendo até mesmo considerados como uma má influência para crianças e adolescentes. Isso aconteceu em virtude das temáticas abordadas, que fugiam às narrativas convencionais, pois se nem a disposição no papel era convencional, por que a linguagem o seria? Essa inovação provocou grande estranhamento e as impressões iniciais sobre as HQs transportaram a arte sequencial para o submundo das artes, onde permaneceu até a década de 60, quando invadiu o universo acadêmico e ganhou a simpatia de estudantes e professores.

Evolução

As primeiras histórias em quadrinhos eram feitas a mão, porém o surgimento dos softwares de desenho permitiu com que, já em meados dos anos 80, várias HQs fossem realizadas totalmente dentro do computador, constituindo assim as primeiras experiências de Arte Sequencial criadas totalmente no suporte virtual, mas editadas ainda no suporte tradicional papel. A primeira história em quadrinhos gerada totalmente por computador data de 1984, foi a história em quadrinhos Shatter, criada pelo norte americano Mike Saenz, uma aventura produzida em um computador Apple Macintosh, ela trazia um visual inovador e explorava conceitos e conteúdos do universo de escritores como William Gibson.

Grandes Autores 

As histórias em quadrinhos mais famosas são aquelas que retratam a vida de super-heróis, eternizados na arte sequencial e transportados para a linguagem cinematográfica, ganhando projeção internacional e povoando o imaginário de leitores do mundo inteiro. Exemplos são Jack Kirby, que junto a Stan Lee teve participação na criação de quase todos os personagens principais da Marvel Comics.

BIBLIOGRAFIA

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

 

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/64a0939d912cef0f18f9e616ec931e17.pdf

http://www.mundoeducacao.com/literatura/historia-historia-quadrinhos.htm

CRONOGRAMA

A História das HQ’s

Popularização

Evolução

Grandes Autores 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com