TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A psicopedagogia no Brasil

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  2.326 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Livro: A psicopedagogia no Brasil. Contribuições a partir da prática (20017)

Autora: Nadia A. Bossa

        A referida obra mostra o conceito de Psicopedagogia no ponto de vista de diversos autores, além de seus objetos de estudo e suas teorias que fundamentam o trabalho psicopedagogico.Esclarece que a forma de abordar o objeto de estudo pode adquirir características específicas de acordo com a sua modalidade, sendo clínica, preventiva ou teórica. Indica o movimento da Psicopedagogia Argentina como um grande influenciador na prática brasileira e define sua área de atuação: clínica e institucional.

        Da concepção sobre a atuação psicopedagógica, a autora traz de forma taxativa o trabalho do profissional no campo clínico, institucional e científico, considerando-se que estas três competências têm como foco o diagnóstico, a intervenção e a formação científica, alcançando uma melhor aprendizagem dos envolvidos nesse processo do cenário educacional , bem como a implantação da temática no âmbito acadêmico. 

        Também reassalta as contribuições científicas no contexto das Universidades pela grande procura do curso, que fortemente se define pela necessidade  do trabalho psicopedagógico, principalmente no campo educativo, mais precisamente na sala de aula. 

        Ainda retrata a discussão em torno da formação do psicopedagogo no Brasil, conforme a LDB 9.394/96, que proporciona uma educação de qualidade voltada para a formação da cidadania e profissionalização. No campo da formação e atuação quanto aos desafios do ensino-aprendizagem, a obra relaciona criticamente o papel da pedagogia na resolução dos questões enfrentadas.

        Conforme a autora, a Pedagogia não consegue mais arcar com todas as demandas existentes no processo de ensino-aprendizagem, carecendo de uma postura que ultrapasse o pedagógico, ou seja, que associe a prática psicológica ao conhecimento pedagógico, contribuindo de forma decisiva e interativa na intervenção do ambiente educativo, especialmente no que se refere aos distúrbios de aprendizagem. 

        Nadia Bossa discorre sobre a aprendizagem humana e seu enredo, os quais requisitam investigação. Considera que a ação psicopedagógica se compôs através da integração do conhecimento de psicologia, psicanálise, pedagogia, biologia, filosofia, linguística, antropologia e neurologia. Para ela, desenvolvemos ao longo desses anos novas aproximações do objeto de estudo e, quando se trata de teoria, a soma de todas as partes não compõem o todo.

        Finalizando, este livro não é um mero manual, com caminho traçado e passos a serem seguidos. Trata-se de um campo de informações com fundamentos indispensáveis à compreensão natural do âmbito da construção do conhecimento e da área da aprendizagem humana, ambos correlacionados a àrea psicológica e a pedagógica, assim como seus propósitos estruturados que contribuem para o posicionamento crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com