TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha ATPS - Aula Tema 1 E 2

Artigo: Resenha ATPS - Aula Tema 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional

Visão geral e Impacto nas Organizações e Indivíduos.

A todo o momento, as corporações vêm buscando maneiras de se tornarem mais eficazes no mercado de atuação sejam pela concorrência ou pela globalização, que força de certa forma a se tornarem competitivas no mercado em geral.

Neste contexto, de tempo em tempo surgem novas teorias e estudos que visam uma melhor eficiência e eficácia de seu processo produtivo, forçando estas empresas a investir em capital humano qualificado. Atualmente existem várias teorias envolvendo empresa e capital humano, trata-se das Teorias de Comportamento Organizacional (TCO), definido por (Robbins, Judge e Sobral, 2010, p.7) “como um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura organizacional tem sobre o comportamento das pessoas dentro de organizações com propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Dessa forma, o individuo como sujeito do processo é capaz de mudar comportamentos, transformando conhecimento em ferramentas para alterar a sociedade e o ambiente em que estão inseridos.

Dentre algumas teorias está a teoria elaborada por Gardner em 1980 denominada Inteligências Múltiplas, baseando que pessoas não são iguais e não possuem o mesmo tipo de mente, sendo levadas em consideração que os processos educacionais teria melhor eficácia se tais diferenças não fossem negadas ou ignoradas, tratando as pessoas não somente baseando-se em uma dimensão única de sua capacidade e inteligência.

Outra teoria é a Pedagogia Fundamentada de Paulo Freire que diz: toda atividade educacional deve ser voltada para a reflexão critica sobre o homem e na análise de suas condições, preocupando-se não apenas com a preparação da proficiência tecnológica, mas também com a vocação ontológica do homem, tornando-o como sujeito e não objeto do processo educacional.

Peter Senge, outro estudioso do comportamento organizacional criou a teoria das “Organizações de Aprendizagem”, que é composta por um grupo de pessoas buscando em bases continuas o aprimoramento de suas capacidades de criar o próprio futuro, já a teoria da “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman diz que indivíduos devem apropriar-se dos pensamentos e sonhos, e colocá-los a disposição.

Existem muitas outras teorias de comportamento, mas o propósito sempre é o mesmo, o de melhorar processos e produtividade atuando no comportamento do capital humano, mas toda necessidade de criação de teorias e métodos se dão tão somente por uma palavra ou situação chamada “Mudança”, que está presente no cotidiano das pessoas e principalmente das organizações, devido à evolução tecnológica e globalização, mas com tanta mudança e avanços, como os indivíduos se comportam, como deve ser sua desenvoltura dentro das corporações, permanecem iguais ou se alteram no mesmo ritmo das organizações. Diante do novo cenário mundial as corporações são obrigadas a se reestruturarem e é neste ponto que o capital humano, adestrado de teorias organizacionais e conhecimento científico, já que neste novo cenário o conhecimento empírico dá lugar para o conhecimento e estudo científico se faz extremamente necessário, com inovações e novos conhecimentos estes indivíduos poderão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com