TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap. 2 Do Livro "Propaganda é Isso aí"

Ensaios: Resenha Cap. 2 Do Livro "Propaganda é Isso aí". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  1.514 Visualizações

Página 1 de 3

O Propaganda vista de um ponto de vista bem simples nasceu a partir do momento em que alguém tinha um produto ou serviço e ofereceu a alguém, que contou pra outro alguém, se propagando a muitas outras pessoas. Colocamos em pauta que o termo "propaganda" tem origem do latim "propagare" que no português equivale a propagar mas que originalmente se referia a prática agrícula da semadura, plantar para colher. Teve tamanha eficiência que tomou o outro lado de sua definição (técnica, como atividade racional, pensada, eficiente em seus resultados) por Joseph Goebbels trazendo no época um emplemático exemplo chamado Adolf Hitler. Goebbels inovou a comunicação, após a II Guerra Mundial aplicou-se um grande desenvolvimento comercial, industrial e de serviços. Nos dias de hoje somos observados por aqueles que necessitam levar ao número máximo de pessoas, suas ideias, produtos, assim procuram conhecer nossos perfis de consumo, interesses, e tentam nos convencer com sua persuasão se adequando ao que nos é necessário e satisfatório. Segmentam o público de acordo com idade, sexo, renda, religião, etc. Existem dois tipos de comunicação, a primeira chamada comunicação promocional, que é a que nos proporciona aquilo que possa ser de nosso interesse e tenta nos convencer a comprar, alguns anúncios de refrigerantes, imóveis, chocolates são exemplos desse tipo de comunicação. Já a comunicação institucional comunica as características da empresa, instituição a qual está sendo disseminada a informação do produto, serviço, enfim. Existem dois tipos de comerciais, o hard sell que chega a ser apelativo demais e com as informações explícitas. Poderiamos citar comercias da Ricardo Eletro, Casa e Video. Já o soft sell apresenta um certo humor, como se o produto fosse o responsável pelo bem-estar. Exemplos são comerciais de bebidas.

O Marketing tem como objetivo saber as características de comportamento, culturais, estéticos, etc. O quando de dinheiro estariamos dispostos a gastar, em que quantidade, onde trabalhamos, para assim de forma eficiente e objetiva conquistar públicos.

Os 4 P (Produto, Preço, Ponto de Venda, Propaganda).

O produto, aquilo que nos é oferecido no cotidiano. Que compramos diariamente, não só na forma de máteria-prima, o produto nos traz promessas de benefícios.

O preço, estudado pelo marketing, não apenas visando lucro +custo. Analisa-se a concorrência, a disponibilidade do público em gastar, quantidade, benefício.

Ponto de venda, é a distribuição, que esteja de fácil alcance do consumidor, é uma especialidade técnica.

Propaganda, faz-se para saber onde redirecionar tudo o que foi dito anteriormente de forma que atinja um grande número de pessoas, de forma eficiente e de fácil acesso. É a propagação do produto.

O briefing seria o primeiro passo do relacionamento entre cliente-agência, que tecnicamente irá informar tudo que é necessário sobre o produto, para obter uma boa estratégia de comunicação.

A agência de propaganda é a prestadora de serviços. Não produz nada a não ser ideias. A agência estuda o perfil econômico e o comportamento do público, junta as afinações para criar uma proposta de ação. A execução física fica por conta de gráficas, produtoras de vídeo, etc. As agências se dividem em: departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com