TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Que é Educação física Livro

Artigo: Resenha O Que é Educação física Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  2.131 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha: O que é Educação Física

Autor: Vitor Marinho de Oliveira

Editora brasiliense

Arthur Higgins do Distrito Federal foi um dos mais importantes professores de Ed. Física do início do século registradas em 1911, onde os exercícios eram executados de forma coordenadas de acordo com a contagem do professor para manter o ritmo sempre igual.

Nos fins dos anos 90 diante ao terreno escolar o professor de educação física assumiu o papel de educador do físico, que na história foi visto como se fosse um castigo, devido aos hábitos militares aplicados, ser responsável por treinamento de ordem unida para desfiles e comemorações cívicas, tais métodos fizeram algumas pessoas detestar a atividade física, já adultos praticam apenas quando a conselho médico como se fosse uma obrigação.

Após a vitória do futebol brasileiro no México no inicio dos anos setenta, as pessoas atualmente estão redescobrindo os benefícios da ed. Física e a encarando como uma religião, mas as pessoas estão mais preocupadas com sua forma física, dando menor importância ao seu rendimento interno, o que é um perigo que pode até matar.

A história da educação física se inicia no período pré-histórico onde o movimento era o principal ato físico necessário para a sobrevivência, onde o homem dependia de sua força, velocidade e resistência.

Desenvolveram suas habilidades físicas como lutar, correr, saltar e nadar, depois aperfeiçoou a habilidade de lançar. E a caça e a pesca eram a base da economia. E aprenderam técnicas rudimentares de agricultura e domesticação de animais, sendo assim necessária a construção de ferramentas resultando na melhor prática para sobrevivência.

Uma das atividades de grande importância do homem antigo foi a dança realizada para expressar os sentimentos e qualidades físicas, onde acreditavam entrar em contato espiritual com os deuses

Alguns povos atingiram um estágio civilizatório iniciando um novo período da história: a Antiguidade Oriental. Onde se iniciaram os registros científicos da Ed. Física através da escrita, os chineses foram os primeiros a se aprofundar nos estudos do movimento humano, assim criando o Kong-Fou a mais antiga ginástica terapêutica, onde acreditava através de técnicas de respiração e movimentos até mesmo curar enfermidades.

E através dos murais nos templos egípcios deixaram registrados imagens de lutas entre guerreiros e guerras, uso de arco e flecha e físicos fortes comparado aos gregos colocando em evidência a Ed Física oriental antiga.

Logo mais tarde a civilização grega inicia um novo ciclo da história o ocidental, onde ocorre o descobrimento do valor humano, da sua individualidade e o início da história da educação física. Nesse período é criado os jogos gregos constituído de oito provas: corrida de carros, pugilato, corrida a pé, combate armado, arremesso de bola de ferro, arco e flecha e arremesso de lançar, onde o público idolatrava os então atletas-heróis nesse período. O momento que se segue é o histórico (800/500 a.C.) com formação das cidades-estados.

Esparta a cidade mais desenvolvida neste período, era totalmente submetida ao estado, onde a prioridade era formação de guerreiros e os nascidos fracos eram condenados a morte. Surge os grandes jogos olímpicos, em que na maior parte das provas os vencedores eram os espartanos que seguiam o estilo de educação recebidos de Esparta, o modelo de atenas além de servir para educação física, também a formação intelectual do povo ,salvo os escravos. Eram realizadas palestras sobre o esporte pelo pedótriba, chamado hoje de professor de Educação Física.

O período clássico ou humanista (500/338 a.C) é o terceiro momento da história grega onde aparecem os filósofos e a pedagogia, de um modo mais sistemático e racional. Nessa época o intelectual passa a ser valorizado e ocorre um desinteresse em relação ao físico e o estético, surge a profissionalização e junto com ela a corrupção ao meio esportivo.

Roma foi herdeira de dois povos, os estrucos e os gregos principalmente, os romanos usavam o gigantesco campo de Marte para praticar atividades físicas como equitação, corridas de velocidade e resistência, natação, pugilato, luta, arco e flecha e esgrima, entre outros. Era usado a expressão Ludus que significa treinamento ou jogo, sem intenção de competição, logo mais tarde surgiram os circos, anfiteatros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com