TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capítulo II - Libâneo - Livro Didática

Por:   •  6/12/2015  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  3.523 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

IE/Instituto de Educação – DFED – Departamento de Educação Física e Desportos

Licenciatura Plena em Educação Física

2015 - 2

DIDÁTICA GERAL

Prof.º Dr.ª Daniele Aparecida de Lima Tavares

Fábio Brum Thimóteo

Matrícula: 201114518-8

Email: fabiobrumt@gmail.com

“Resenha do Capítulo II – Didática e democratização do ensino – Livro: Didática”

SEROPÉDICA,

2015

Prática educativa, pedagogia e didática

José Carlos Libâneo

Tema Central        

        O tema central prossegue a discussão do capítulo anterior, sobre a democratização do ensino e a importância de oferecer este de qualidade e a toda sociedade 

Objetivos

  • Investigar a importância da escola pública na participação ativa na vida social;
  • Investigar o ensino como ação indispensável para que ocorra a instrução;
  • Conhecer a importância da Ética como  compromisso profissional e social.

Diálogos

A Escolarização e as lutas democráticas

Realmente a escolarização é o processo principal para oferecer a um povo sua real possibilidade de ser livre e buscar nesta mesma medida participar das lutas democráticas, o autor endente democracia como um conjunto de conquistas de condições sociais, políticas e culturais, pela maioria da população para participar da condução de decisões políticas e sociais. Libâneo, (1994, p. 35) cita Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática", fala também dos índices de escolarização no Brasil, mostrando a evasão escolar e a repetência como graves problemas advindos da falta de uma política pública, de igualdade nas oportunidades em educação, deixando como resultado um enorme número de analfabetos na faixa de 5 a 14 anos. A transformação da escola depende da transformação da sociedade, afirma o autor, e continua dizendo que a escola é o meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas.

O Fracasso escolar precisa ser derrotado

Nessa parte, o autor fala mais detalhadamente deste grave problema do nosso sistema escolar, detalha gráficos que apontam para um quadro onde a escola não consegue reter o aluno no sistema escolar. Aponta muitos motivos para isto, mas considera, como principal, a falta de preparo da organização escolar, metodológica e didática de procedimentos adequados ao trabalho com as crianças pobres. Isto acontece devido aos planejamentos serem feitos prevendo uma criança imaginada e não a criança concreta, aquela que esta inserida em um contexto único. Somente o ingresso na escola pode oferecer um ponto de partida no processo de ensino aprendizagem.

Levanta, também, neste capítulo, outros fatores como dificuldades emocionais, falta de acompanhamento dos pais, imaturidade, entre outros. Citado aqui David Ausubel que afirma que o fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já conhece, complementa dizendo que o professor deve descobri-lo e basear-se nisto em seus ensinamentos.

As tarefas da escola pública democrática

Todos sabemos da importância do ensino de primeiro grau para formação do indivíduo, da formação de suas capacidades, habilidades e atitudes, além do seu preparo para as exigências sociais que este indivíduo necessita, dando a ele esta capacidade de poder estudar e aprender o resto da vida. O autor lista as tarefas principais das escolas públicas, entre elas, destacam-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com