TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Projeto Experimente um Livro

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Campanha de incentivo à leitura – Projeto “Experimente um livro”

Resenha, por Matheus Ceratto.

Esta resenha tem como objetivo a análise, com base na comparação e busca de pontos críticos convergentes, entre cultura, comunicação e leitura, dentro da proposta do projeto experimental ‘’Experimente um Livro’’, além de referenciar ao material trabalhado por meio do conteúdo programático da disciplina em sala de aula, e sob a ótica de análise dos modos de conhecimento e percepção da sociedade, utilizando pesquisas relacionadas à publicidade e propaganda, marketing de experiência e marketing cultural, dentro do artigo – objeto de estudo, “Experimente um livro: uma análise do uso do marketing de experiência em campanha de incentivo à leitura”, de Amanda Carolina Ritter Pinto, orientanda da Profª. Nilse Maria Maldaner, da Unijuí – Univ. Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul.

Com o passar do tempo, a sociedade contemporânea criou a “cultura de consumo”, rodeada por anúncios e campanhas, emitidas pelos mais variados meios de comunicação. Desde a segunda metade do séc. XX, no período pós-guerra, os bens de consumo são comercializados carregando subjetivamente uma determinada significância; logo, o produto em questão não é mais o foco do consumidor, mas sim o que ele representa e a qual grupo social ele remete – ou seja, não se vendem mais televisores, máquinas de lavar ou carros, mas se vendem estilos de vida. Utilizando ferramentas midiáticas para disseminar informação e atingir o consumidor e o mercado, a publicidade visa a analisar de forma minuciosa o meio no qual atua, impactando receptores de forma eficaz em seu propósito.

É impossível falar sobre publicidade sem falar sobre consumo, e como citado anteriormente, é evidente a notória força que as campanhas publicitárias exercem em relação à sociedade. Analisa-se, por exemplo, a década de 50, onde o estilo de vida norte-americano percorria o mundo com grande abrangência, incluindo o Brasil, e as donas de casa foram rapidamente conquistadas por comerciais televisivos, que exibiam belos eletrodomésticos e faziam referência a mulheres comprometidas com seus lares, pelo simples fato de possuírem uma grande quantidade de produtos relacionados aos cuidados com a casa. Essa campanha e a ideologia que a acompanhava, sustentou a então recém-chegada televisão brasileira, por quase uma década.

Por esse e diversos outros exemplos, a publicidade ganhou o status de “objeto manipulador”, uma ferramenta capitalista que induz o indivíduo ao consumo desenfreado, contribuindo para a configuração de uma sociedade de massa. Mas, afinal, o consumo e a publicidade são tão lineares quanto interpreta a grande maioria? Primeiramente é preciso desconstruir a noção de consumo como algo inteiramente prejudicial; uma vez que, em sua maioria, a sociedade consome algum meio de serviço ou produto quase que diariamente. Seja uma música, filme, ou informação, os conteúdos disponíveis a nós constituem não apenas uma sociedade consumista, mas sim desenvolvida. A publicidade acompanha o desenvolvimento histórico-social, desde a revolução industrial, estimulando a competitividade e consequentemente, a qualidade nos produtos comercializados.

De certa forma, tanto a sociedade quanto a publicidade evoluíram de forma recíproca com o passar das décadas, tornando os meios de veiculação, e as mensagens por eles emitidas, parte da cultura de nações inteiras. Datas comemorativas, bordões festivos, referências a lugares ou produções audiovisuais são exemplos de como a publicidade contribuiu e continua a contribuir diretamente, compondo uma estrutura social com características próprias.

Outro campo utilizado no âmbito de pesquisa deste artigo e que segue esta mesma linha de produção, não obstante da publicidade, seria o marketing experiencial, que procura estabelecer relações diretas com o consumidor, a fim de satisfazer sua busca por algo em especial. Nesse caso, obtendo experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com