TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários

Por:   •  14/9/2021  •  Resenha  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários

Luisa Campos

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Obra resenhada: GONDIM, S. M. G. Perfil Profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, vol. 7, núm.2, pp. 299-309. Bahia, 2002.

Sônia Maria Guedes Gondim é uma psicóloga e professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, com mestrado em psicologia social pela Universidade Gama Filho e doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Gondim possui algumas obras sendo que a mais recente foi o livro Manual de orientação e autodesenvolvimento emocional: reconhecendo, compreendendo e lidando com as emoções no dia a dia, e o objetivo central dele é ajudar as pessoas a compreender melhor suas próprias emoções e lidar no dia a dia com os complexos estados afetivos inerentes à vida humana. O artigo Perfil Profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários refere-se a uma pesquisa qualitativa que tinha como propósito investigar as expectativas de inserção no mercado de trabalho de estudantes universitários em fase de conclusão de curso.

Durante a leitura podemos encontrar várias referências como o Saviani, Dowbor e a Karlöf e com a utilização das palavras dessas pessoas para comprovar o próprio ponto, conseguimos identificar que a autora concorda com os posicionamentos e pensamentos de tais pessoas. Podemos ver um exemplo disso logo no início do artigo, pois Gondim começa citando Saviani e o que ele diz sobre como educação e trabalho podem ser entendidos a partir de duas perspectivas, onde a primeira diz que não há relação entre os dois e a segunda que diz que há sim relação e que esta ajuda o desenvolvimento econômico.

Por se tratar de uma pesquisa o artigo possui divisões, inicialmente temos o resumo que faz uma explicação inicial de tudo que será tratado a decorrer do texto, logo depois temos uma espécie de introdução que fala como a educação e mercado de trabalho estão ligados e quanto um pode interferir no outro, e claro na sociedade. A partir da página 301 a maneira que a pesquisa foi feita é relatada, começando pelo método, onde os pesquisadores optaram pela abordagem qualitativa, que nada mais é que à aproximação entre ciência social e a ciência natural. Participaram 53 estudantes que estavam no último ano de faculdade, sendo 27 participantes do sexo masculino e 26 do sexo feminino, que foram divididos em 13 grupos. Assim que a seção começava a coordenadora esclarecia o motivo da pesquisa e em seguida introduzia os tópicos básicos, a partir de perguntas genéricas sobre cada um deles: i) motivo da escolha do curso superior, ii) a qualidade em termos de corpo docente, conteúdo, aprendizado e infraestrutura e, por último iii) o perfil profissional exigido e a preparação para o mercado de trabalho. A forma que os dados foram analisados e lidos são descritas, separados em: Perfil Profissional e Preparação para o Mercado de Trabalho. Por fim temos as considerações finais da professora, onde diz que um dos objetivos da pesquisa qualitativa é contribuir para a conscientização social, também aponta a necessidade de haver mais conversas entre os setores das universidades para discutir a melhoria da integração da formação cientifica e profissional, na reavaliação das intersecções e limites profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com