TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas da Qualidade Contextualização com Mercado de Trabalho e Perfil Profissional

Por:   •  2/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        

ESTUDANTE: Karen Cristina Teixeira da Rosa

COMPONENTE: Contextualização com mercado de trabalho e perfil profissional

PROFESSOR:

ATIVIDADE Nº: Atividade 1ª, Resenha módulo - 1

                                                      Polo: Passo Fundo – RS

                                                      Data:23/06/2021

Contextualização com mercado de trabalho e perfil profissional

Este trabalho trata-se de uma resenha sobre o vídeo da atividade1 do curso técnico em qualidade. Que aborda uma breve contextualização  do Hotel Bem-Estar cuja a intenção é implementar  o sistema de qualidade baseado na norma ISSO 9001 para obter a certificação, e  o processo de aprendizagem do colaborador Carlos que é recepcionista no Hotel Bem Estar e está cursando técnico em qualidade. Carlos ainda não teve a experiência e nem a pratica da qualidade então ele tem algumas dúvidas ainda sobre os processos, por exemplo.

  • Oque faz um técnico da área?
  • Onde ele pode trabalhar?
  • Oque é uma não conformidade?
  • O que é gestão?
  • Como fazer um procedimento?

        

A tutora Rita Basílio, ao longo desse vídeo vai nos  ajudar a responder todas essas dúvidas.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade

Um técnico em qualidade pode atuar em diversas áreas; setores metalúrgicos, automotivos da indústria, setor alimentício em geral incluindo empresas de envasamento de bebidas, no setor da saúde e especialmente hospitais clinicas de laboratórios, em bancos e empresas fornecedoras de serviços de hotelaria e telefonia, internet e energia, saneamento, transporte, planos de saúde e educação no comercio em geral lojas de vestuário e de calçados, óticas lojas de informática, restaurantes e revenda de veículos.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos seguimentos.

Vamos ver um caso de profissional que  já concluíram o curso técnico em qualidade.

A Macia trabalhou muito tempo em uma linha de produção de sapatos, “durante a formação, realizei alguns treinamentos na área de inspeção de processos, concluí o curso, porém tive certa dificuldade em me colocar na área. Depois de um ano da conclusão do curso, consegui uma oportunidade em outra empresa. hoje sou inspetora de uma fábrica de vestuário. As minhas atividades diárias estão ligadas á manutenção da qualidade, nos processo nós analisando a não conformidades encontradas e realizando treinamentos para novos e antigos funcionários., também participo de reuniões com gerencias de outras áreas e implemento os programas de melhoria.” É muito bom ouvir um relato que aconteceu na prática, é bom para o aprendizado e engaja melhor o aluno na buscar por mais conhecimento.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

E voltando ao Hotel Bem-Estar. O Senhor Francisco chefe de Carlos ao passar pela recepção  ficou feliz de saber, que Carlos  resolveu o problema de quantidade de  carrinho de  malas, porque na  semana passada deu muita reclamação e aproveitou para convida-lo para participar de uma reunião de planejamento, para aumentar a capacidade do hotel em 25% no período de 2 anos. E Carlos estará responsável  pelo setor da recepção na implementação do sistema de gestão da qualidade ISSO 9001. A ideia é realizar todas as atividades em seis meses. A certificação traz uma série de vantagens para a empresa e para os colaboradores. Para uma empresa, é uma oportunidade de melhorar de várias maneiras. Traz múltiplos benefícios para todo o sistema, e o resultado é que a empresa pode fornecer produtos com maior padronização e qualidade. Portanto, tudo isso trouxe maior rentabilidade para a empresa. Além disso, você também pode listar algumas vantagens específicas, como: boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, desenvolvimento dos colaboradores, melhores condições de competitividade no mercado, otimização de processos e redução de custos.

Cases de sistemas da qualidade.

Pauta da reunião de planejamento do hotel Bem estar.

  • Implementação do sistema de gestão da qualidade.
  • A conquista da certificação ISSO 9001.

Durante a reunião, surgiu uma dúvida. Quais vantagens que esta certificação oferece para a empresa? Caso essas atividades não sejam bem planejadas, jogaremos tempo e dinheiro fora. Surgiu essa dúvida porque alguns funcionários que estavam participando da reunião já trabalharam em empresas que já tentaram implementar o ISSO, e não deu certo. Mas Carlos por estar estudando sobre Qualidade conhece diversos casos de empresas que obtiveram êxito nesse trabalho de certificação, e conhece bem os benefícios de implementação de uma gestão da qualidade. Quais são esses benefícios?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com