TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do livro Pessoas Difíceis

Por:   •  5/12/2017  •  Resenha  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Karina Ferreira da Silva             Rodrigo Gouvêa Toledo dos Santos

Professor (a): Dr. Jair Figueiredo de Oliveira.

Semestre:  

Resenha critica

HOOVER, John. Pessoas Difíceis: Aprenda a trabalhar de maneira eficaz com chefes, colegas e clientes temperamentais. Rio de Janeiro: SENAC, 2013, 156 pg.

FERREIRA, Victor. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016, 168 pg.

O livro pessoas difíceis mostra e ensina como lidar com pessoas difíceis e seus mais diversos tipos, no dia a dia cotidiano podendo deparar se com pessoas com temperamentos até mesmo quase que impossível de se conviver, porém é primordial que tenha postura profissional e possa ter bons relacionamentos com elas.

Nele pode se observar como age cada um deles e como devem lidar com os mesmos sabendo identificar os tipos de pessoas difíceis, suas características, riscos e atitudes perante o público corporativo e até mesmo na vida pessoal, e saber como pode extrair o máximo de rendimento deles promovendo assim um ambiente dinâmico, produtivo e harmonioso.

         As pessoas difíceis podem contaminar o ambiente de trabalho de acordo com seu perfil, o que faz, fala, ou com suas atitudes, cabe ao gestor da equipe saber lhe dar com a “pessoa difícil”.

A gestão de pessoas na era do conhecimento tem se mostrado inovador, a cada passo da informatização há a transformação de um novo gestor que acompanha essa nova geração, com a missão de capacitar e desenvolver tantos os novos quantos os atuais colaboradores.

Com desafios grandiosos que façam os colaboradores vivenciar e carregar no peito os valores e missão da organização fazê-lo realmente “vestir a camisa”. Em contra partida novos benefícios e uma aproximação maior com a vida pessoal deixando entrelaçadas para que haja equilíbrio.

Para que tudo aconteça temos também o desenvolvimento e as competências que um bom líder deve exercer como um mentor de todas as mudanças necessárias, pois a motivação deve estar sempre presente.

         Por meio de uma boa comunicação o gestor deve utilizar táticas que tornem esse colaborador uma pessoa produtiva e mais fácil de conviver, pois essas pessoas quando não são bem trabalhadas e treinadas chegam a ter um custo muito alto para a empresa, através de baixa produtividade, falta interesse nela e nos companheiros de trabalho, prejuízos materiais e pessoais. Essa pessoa também pode manchar a imagem do seu gestor, através de seus comentários maldosos, suas táticas e artes manhã, tirando seu controle e domínio sobre sua equipe tornando esse gestor sem voz de comando perante a eles e a instituição, elas tomam um maior tempo do seu líder por dependerem de uma maior atenção, ou pelo motivo de estarem sempre entrando em conflito com seus colegas de trabalho ou até mesmo comentando coisas desnecessárias com seus “colegas”, e isso demanda muito tempo, e gera prejuízo, pois durante esse momento certamente ele não está sendo produtivo. O grande perigo desse colaborador e levar sua equipe ou até mesmo a empresa ao fracasso, pois ele acaba com qualquer entusiasmo, vontade de trabalhar, sentimento de equipe e comunidade que seus companheiros possam ter, afastando eles do colaborador complicado, mas mesmo assim eles já se encontram contaminados por ele, começam a aparecer conflitos na equipe fragilizando assim a imagem do líder, que deve sempre saber lidar com esse tipo de pessoa.  Muitas das vezes o próprio colaborador sente se incomodado com o próprio problema criado por ele no ambiente de trabalho, ele se contamina com o próprio veneno, pois seu dia a dia fica mais difícil, seus companheiros não querem conviver com ele, não o ajudam em situações de dificuldade.  Essas pessoas desencadeiam um efeito domino de  consequências prejudiciais que vão passando de um para o outro, a solução para isso é identificar o funcionário com problemas, e estudar seus atos para poder saber como ajuda-lo, esses problemas podem ser provenientes de pontos de ignição simples ou mais complicados, que desencadeiam no colaborador atitudes negativas e destrutivas, sabendo o tipo de dificuldade encontrada nele pode se então dar início a uma tratativa, tentando assim recuperar o colaborador que muitas das vezes é um bom profissional porem passa por algum problema ou dificuldade que o torna numa pessoa difícil. Abaixo poderemos verificar alguns dos tipos de pessoas difíceis e suas principais características.

Tipos de Pessoas difíceis.

O feitor de escravos: Na maioria das vezes são líderes, exigentes e não se importam quanto a quantidade, tempo ou tipo de trabalho, mas os querem feito, custe o que custar. O buraco Negro: O típico sangue suga, pode ser seu líder, companheiro de trabalho, ou um subordinado, ele sempre quer tudo de você, conhecimento, tempo, aprovação, sua ajuda seu apoio, sugando sempre ao máximo. O Monstro Detalhista: Despende muito tempo com detalhes que as vezes não são necessários, pouco produtivos geralmente não terminam nada sozinhos. O bisbilhoteiro: Uma pessoa sem limites, que se intromete em coisas que não lhe diz respeito, assuntos pessoais de outras pessoas, levando os a dar mais atenção aos assuntos de sua vida ou de outras pessoas que a seu trabalho. Ele sempre está comentando sobre a vida de um para o outro, sempre manipulando os fatos. O Recluso: Aquela pessoa isolada, que quase não se comunica, se ele for subordinado as consequências podem ser trabalhos mal feitos devido à falta de instruções, de dicas de outros funcionários, se for o líder o trabalho é prejudicado por uma falha na comunicação onde informações cruciais podem não ser transmitidas aos outros devido a reclusão do líder. O Valentão: Seja qual for a posição dele na instituição, esse tipo de pessoa é um risco a corporação, tende a “dominar” os outros colaboradores, e podem colocar os funcionários contra os gestores. Se ele for o gestor tende a dominar e coagir sua equipe. O Mentiroso: São desonestos, desacreditados, procuram sempre colocar a culpa de seus atos em outros. O Transgressor: Tem dificuldades em seguir regras, a não ser que elas sejam deles. As regras ou ordens de outros nunca são seguidas por ele, podendo ser um motivador de outras pessoas. O Acusador Reclamão: Quer sempre estar certo, é intolerante a imperfeições e tem tendências agressivas. O Sabichão: São aqueles que tudo sabem e tudo fazem, porem são um risco para a empresa, está sempre desafiando as autoridades e são pouco sociáveis pelo fato de seus companheiros não quererem ele por perto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com