TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Fernando Pessoa

Por:   •  2/11/2016  •  Resenha  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  2.836 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS

Fernando Pessoa homem magnifico, culto e letrado, homem que veio da linhagem de ‘’ cônsul ‘‘, seu pai.  Estudou por interesse em uma biblioteca Nacional, onde leu livros de Filosofia, Religião, Sociologia, e Literatura Portuguesa. Vivia nas casas de parentes ou ora alugava uma casa e morava sozinho, sobretudo criativo a ponto de inventar movimento como o interseccionismo de inspiração cubista estridente semi-futurista e sensacionismo.

ALBERTO CAEIRO ERA...

OBJETIVISTA E BUSCAVA OBJETIVO ABSOLUTO ‘’ A SENSAÇÃO DAS COISAS COMO SÃO, ERA OPOSTO AO INTELECTUALISMO E ABSTRAÇÃO OU SEJA, O MENOS CULTO.

DOS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA. ERA SIMPLES, BUCÓLICO, MATUTO.

RICARDO REIS MONARQUISTA, ADMIRADOR DA CULTURA CLÁSSICA, AUTODIDATANA LINGUA GREGA E FORMADO SOLIDAMENTE NA LINGUA LATINA E MITOLOGIA, FORMAÇÃO NEOCLASSICISTA, HARMONIA, AMOR, NATUREZA, OLHA VIDA COMO VALIDA.

ALVARO DE CAMPOS. HOMEM QUIETO, RAIVOSO, HOMEM MODERNO, SABE FILOSOFIA, POESIA INTIMISTA, TABACARIA.

BERNARDO SOARES É CHAMADO COMO O SEMI-HETERÔNIMO DE FERNANDO PESSOA JÁ QUE DENTRE OS SEUS HETERÔNIMOS É O QUE MAIS SE ASSEMELHA COM ELE FERNANDO PESSOA EU MESMO “MINHA PERSONALIDAE NÃO É DIFERENTE DA MINHA, MAS UMA SIMPLES MUTILAÇÃO DELA, MENOS RACIOCÍNIO E AFECTIVIDADE”.

PONTOS DE ATRITO E CONTATO ENTRE ELES;

Fernando Pessoa “eu mesmo”, nos revela que sua grande sabedoria torneada de escolhas e premiada por obras que ate hoje são pesquisadas e o seu nome tido como um ícone litúrgico comparado a ‘’ Camões ‘’ e dentre os seus heterônimos Reis Ricardo é um ponto em que assemelham, devido à cultura, inspiração, fineza coloquial.

Agora o oposto a estes com certeza é Alberto Caeiro devido o que menos conhece gramatica e oposto ao intelectualismo, mas era objetivo e direto nas decisões da vida, homens dos campos, mas atento à realidade á sua volta.

Álvaro de Campos homem nervoso, raivoso, agitado, homem moderno e intimista e saudosista e melancólico tanto que tabacaria percebeu isso;

‘’não sou nada nunca serei nada ‘’Álvaro de campos em parte se assemelha com Alberto CAEIRO. Enfim Bernardo Soares é o que mais se assemelha com Fernando pessoa ‘’ eu mesmo’

Resenha final...

Evidentemente podemos perceber o quanto é valiosa a grande alegria e motivação em que Fernando Pessoa, (EU MESMO) nos proporciona nestas leituras. Um homem que perde o pai cedo e sua fragilidade se transforma em criatividade, homem decidido e vitorioso por esforços cotidianos e exemplares pra todos nós.

Alberto Caeiro representa o homem do campo, vida urbano e matuto, mas com certeza não teve o privilegio de nascer em uma família com condições de estudar em uma boa escola, berço de ouro e por isso tinha aversão ao intelectualismo.

Será que nossa vida hoje não se assemelha com o modo de vida dele, que não tivemos chance de estudar em uma boa escola e hoje somos vitimas do medo de não querer aprender, pois fomos ensinados pela sociedade injusta a ter medo de tentar e se acomodar com nossa vidinha aplaudindo os outros e sendo meros expectadores no palco da nossa vida?

Mas por outro lado Alberto Caeiro nos ensina o valor de sermos objetivos nas nossas decisões da vida, corajosos pra enfrentar os obstáculos do dia e a fortaleza de ter amigos sinceros ao nosso lado, quem é sincero às vezes não tem muitos seguidores, mas ficam aqueles que gostam da gente como nós somos efetivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com