TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da revista serviço social e sociedade 67 temasocio juridico pericia social proposta de um percusso operativo mioto .

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha da revista serviço social e sociedade 67 temasocio juridico pericia social proposta de um percusso operativo mioto .

A Perícia social pode ser considerada como um processo através do qual um especialista, no caso o assistente social, realiza o exame de situações com a finalidade de emitir um parecer sobre o mesmo,esse Parecer: é a opinião técnica do assistente social sobre uma determinada situação social. A pericia social ela pode ser solicitada por varias autoridades e de varias areas, mais mais a pericia é tradicionamente e amplamente do espasso juridico e é nessa area que ele tem a finalidade de conhecer analisar e emitir parecer sobre situaçoes, como ploblematicasno espaço de debates legais pretendendo assessoriar os juizes em suas decisoes e essa pericia social se faxzpor meio de laudo social.

o eixo de sustentação da pericia social são quatro que são a copetencia tecnicas, competêcia teorica metodologica e autonomia de compromisso. Competência técnica: refere-se à habilidade do profissional na utilização de seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional que são o Instrumentos de trabalhoque é conjunto de recursos que permite a operacionalização da ação profissional, o Instrumentos básicos que são entrevista, observação, a visita domiciliar e a documentação. muitas das vezes a observação se realiza no contexto de uma entrevista.e ela que seja menos diretiva possível. A Visita domiciliar: objetivo de conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações. Nas visitas utiliza-se de entrevistas e observação. Sempre que possível, as visitas devem ser agendadas com antecedência. essa visitas elas tem que ser resistradas através de relatorios que são a documentação Os instrumentos não devem ser vistos de maneira parada mais ao contario Devem ser criados e ecriados de acordo com os objetivos e com as exigências da ação profissional.

o segundo eixo de sustentação da pericia Competência teórico-metodológico: refere-se à base de conhecimentos que o assistente social deve dispor para desenvolver a perícia social,tanto em termos para a organização do processo, como para a efetivação da análise sobre a quao descansa o parecer social. O terceiro o perito tem como elemento chave para o desenvolvimento da perícia a autonomia. Para poder opinar, é necessário que o profissional tenha liberdade para decidir sobre os caminhos que o levarão a formação de tal opinião. Portanto é competência e responsabilidade doperito a definição dos sujeitos a serem envolvidos no estudo social, a escolha dos instrumentos operativos para realiza-lo, assim como a documentação tem a liberdade, inplica o compromisso ético politico . O copromisso etico politico é de destacar o dever do assistente social para que os sujeitos que vão faser a pericia o objetivo do seu trabalho e o sigilo proficional.

Há alguns pricipios norteadores da ação do perito a primeira é que toda situação é um momento de descobertas, o segundo, o processo de pericia é também é um processo de intervenção, o terceiro que é as implicaçoes que a pericia social tem para a vida dos sujeito envolvidos. a consequência da pericia social na vida do sujeito envolvido pode ser analisado tanto no no momento é que é realizado,ou depois atraves do ipactos que causa na vida do sujeito.

o assistente social nomomento da realisação da pericia precisa faser com que as pessoa envolvidas tenham uma vivencia melhor possivel, pois assim as pessoas tem uma reflexão melhor sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com