TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Governamental com o Meio Ambiente

Por:   •  9/10/2019  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Ontem de manhã, 20/08/19, me deparei com uma cena que nem eu, nem minha mãe, e nem meu pai no auge dos seus 88 anos de idade jamais vimos na vida.

Logo de manhã, ao ver o céu encoberto, e olhar o sol, imaginei que fosse a lua mais brilhante. Mas depois reparamos que era o sol encoberto por um tempo acinzentado, como se fosse chover sem chuva, ou esfriar sem frio. Pois nada constava na previsão.

Cheguei a brincar que era o fim do mundo, mas para o meu espanto, se não começarmos a refletir nesse exato instante, realmente pode ser...

Apenas mais à noite descobri, de que se tratava aquele estranho fato. As inúmeras e incalculáveis queimadas provocadas na Amazônia, que encobriam nosso céu e sol no interior do estado de são Paulo e se alastrava por quase todo o país. Numa viagem de mais de mais de três mil quilômetros.

Não defendo governante A ou B. Mas todos nós devemos nos preocupar com o planeta que nos foi emprestado para viver, progredir e mantê-lo. Pois enquanto nos mantemos alheios aos fatos e a postura dos nossos governantes, escolhidos e pagos por nós para proporcionar o bem de todos, agride, fere e destrói o planeta do qual não somos donos, e sim usuários. Com isso, agredimos, ferimos e destruímos a nós mesmos.

O céu que riscamos com fumaça, é o mesmo que enche nossos pulmões.

A chama que queima as florestas, milhões de árvores, e toda a vida que lá existe, é a mesma que incinera nosso futuro nada distante.

O rio que matamos com produtos químicos para possuir o ouro e toda tipo de preciosidade que está na terra, é o mesmo que nos mantém vivos.

Os venenos que matam as larvas nas plantações, são os mesmos que consumimos junto com os alimentos.

E a indiferença que depositamos a toda essa realidade, é a mesma que, quando nos dermos conta de que nos mantivemos alheios a tudo isso, nos mostrará que já será tarde demais.

Não vejo vantagem em defender ou atacar cegamente nossos governantes. Mas precisamos exigir: responsabilidade, humildade e competência.

“Quando o último rio secar,

a última árvore for cortada

e o último peixe pescado,

eles vão entender ,

que dinheiro não se come.” - Índio Norte Americano.

https://www.brasildefato.com.br/2019/08/15/estimulados-por-bolsonaro-fazendeiros-promovem-dia-do-fogo-na-amazonia/

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/19/politica/1566248656_245830.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com