TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula Tema 08

Artigos Científicos: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula Tema 08. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula tema 08

1

Notas: 1

Um argumento justifica uma afirmação. Os seguintes argumentos, utilizados no Capítulo 4 do Livro-texto de RSMA, são verdadeiros, EXCETO o que se expressa em:

Escolher uma resposta.

a. A educação é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável, pois a mudança de paradigmas decorre do processo de formação e transformação do ser humano para uma cultura de sustentabilidade.

b. Uma sociedade com prosperidade é aquela que, independentemente de cor, raça, crença e status social, atinge requisitos em direção ao desenvolvimento sustentável.

c. Cada geração recebe como herança os benefícios e limitações oriundas da geração anterior; por isso, é importante refletir que aquilo que a sociedade transforma hoje pode ser irreversível no futuro.

d. Existe uma única alternativa com potencial para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: a nanotecnologia, que consiste em utilizar agentes biológicos no desenvolvimento de novas tecnologias.

e. Fazer o que é certo da forma correta contribui para o desenvolvimento sustentável, mas é necessário que as organizações demonstrem ética e transparência nos resultados de suas ações.

Resposta correta: Existe uma única alternativa com potencial para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: a nanotecnologia, que consiste em utilizar agentes biológicos no desenvolvimento de novas tecnologias.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Não há uma única alternativa para reduzir as emissões e tornar o mundo sustentável: existem tecnologias em diferentes setores da economia, em diferentes realidades geopolíticas, socioeconômicas, tecnológicas e culturais, que precisam ser percebidas. A nanotecnologia é uma das ciências que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. A nanotecnologia que engloba todo o desenvolvimento tecnológico realizado em escala nanométrica. Um nanômetro representa um milionésimo do milímetro.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Leia o texto a seguir, a respeito da tecnologia desenvolvida pela Motorola.

Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É seguindo essa trilha “verde” que a Motorola anunciou o primeiro celular do mundo feito de garrafas plásticas recicladas. Ele se chama W233 Eco e é também o primeiro telefone com certificado CarbonFree, que prevê a compensação do carbono emitido na fabricação e distribuição de um produto. Se um celular pode ser feito de garrafas, por que não se produz um laptop a partir do bambu? Essa ideia ganhou corpo com a fabricante taiwanesa Asus: trata-se do Eco Book, que exibe revestimento de tiras dessa planta. Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa e, para se ter uma noção do impacto de sua produção e utilização, basta olhar o resultado de uma pesquisa da empresa americana de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (Tecnologia da Informação) já é responsável por 2% de todas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Além da pesquisa da Gartner, há um estudo realizado nos EUA pela Comunidade do Vale do Silício. Ele aponta que a inovação “verde” permitirá adotar mais máquinas com o mesmo consumo de energia elétrica, e reduzir os custos de orçamento. Russel Hancock, executivo-chefe da Fundação da Comunidade do Vale do Silício, acredita que as tecnologias “verdes” também conquistarão espaço pelo fato de que, atualmente, conta pontos junto ao consumidor ter uma imagem de empresa sustentável.

O estudo da Comunidade chegou às mãos do presidente da Apple, Steve Jobs, e o fez render-se às propostas do “ecologicamente correto” – ele era duramente criticado porque dava aval à utilização de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente, na produção de seus iPods e laptops. Preocupado em não perder espaço, Jobs lançou a nova linha do Macbook Procom estrutura de vidro e alumínio, tudo reciclável. E a RITI Coffee Printer chegou à sofisticação de criar uma impressora que, em vez de tinta, se vale de borra de café ou de chá no processo de impressão. Basta que se coloque a folha de papel no local indicado e se despeje a borra de café no cartucho – o equipamento não é ligado em tomada e sua energia provém de ação mecânica transformada em energia elétrica a partir de um gerador. Se pensarmos em quantos cafezinhos são tomados diariamente em grandes empresas, dá para satisfazer perfeitamente a demanda da impressora.

(Luciana Sgarbi, Revista Época, 22.09.2009. Adaptado.)

Atente para o primeiro parágrafo: Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É correto afirmar que a frase inicial do texto pode ser interpretada como:

Escolher uma resposta.

a. a criação de um equipamento eletrônico com estrutura de vidro que evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

b. a necessidade de maiores investimentos em tecnologia verde na indústria de eletrônicos

c. a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

d. a união das empresas Motorola e RITI Coffee Printer para criar um novo celular com fibra de bambu.

e. o compromisso firmado entre a empresa Apple e consultoria Gartner Group para criar celulares sem o uso de carbono.

Resposta correta: a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Atualmente, tanto pelas pressões governamentais como da sociedade, as empresas necessitam desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com