TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Um dos aspectos retratados pelo autor por ser visto como secundária é a dimensão politica. A despolitização nesse fator vem a supor que as empresas e pessoas e qualquer ação humana que cause efeitos contrários ao desenvolvimento sustentável devem ser de iniciativa própria dos causadores. Mas sem um incentivo, sem uma divisão mais equalizada do poder, se torna impossível uma melhoria significativa no DS para que as metas sejam cumpridas. É preciso que se faça um ambiente propício a evolução sustentável, para que as empresas e todos os setores se voltem ao crescimento, mas sempre pensando em todos os requisitos, tanto no de lucro, quanto no de sustentabilidade, para que os recursos sejam sempre renováveis.

O segundo aspecto retratado por ele é a dimensão cultural, pois é necessário que a idéia de crescimento, desenvolvimento e lucro sejam equiparados sempre com os danos que este crescimento pode causar as futuras gerações. É necessário que isso seja introduzido no pensamento das pessoas como algo cultural, como algo natural quando realizado, que sejam adicionados aos seus pensamentos como valores, estilo de vida, moral e faça parte da estrutura de ética.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental, econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira é a resposta técnológica, que tem como pensamento principal o fato de que o homem não precisa necessariamente se preocupar com os recursos escassos, pois nenhum recurso ao longo dos anos foi deixado pra trás pelo fato de acabar, e sim, pelo fato de que o homem sempre conseguiu por meio da tecnologia e sua criatividade, evoluir para algo mais viável. Sugere que o homem irá conseguir a tempo um modo alternativo que dure por muito tempo até que se evolua a outro patamar do padrão de vida devido à tecnologia adquirida em seu tempo.

A segunda é a resposta de que o homem, devido ao seu longo perildo de desenvolvimento desenfreado, acabe a decrescer em um determinado tempo, pois será mais viável para a sua qualidade de vida e para que os recursos sejam reparados e a humanidade continue.

A terceira resposta é que independente do que façamos, é mais provável que os danos feitos pelo homem ja estão em um patamar irreversível, e caminha para a extinção. Mesmo que tomemos medidas ecologicamente corretas para diminuir os riscos, essas medidas são lentas enquanto as destruições de recursos ocorrem rapidamente. Ou até mesmo pelo fato de que podem ocorrer fatores externos que causem a destruição, como um meteoro ou qualquer evento próprio da natureza do planeta que possa extinguir a vida humana do planeta terra.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com