TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade sócio-ecológica

Tese: Responsabilidade sócio-ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

A responsabilidade socioambiental é uma pratica, onde desenvolver a cultura de responsabilidade como ambiente, se torna a cada dia mais importante e imperativo de gestão para as entidades e a postura ética e moral são permanente no mercado de consumo e na sociedade.

Por causa de nossas ações que só agridem o nosso ecossistema, estamos tentando evitar problemas como:

Desmatamento Que a cada dia vai aumentando por ganância do homem, que faz isso só para cultivar, criações de gados alem de derrubadas ilegais de arvores, alem derrubada predatória para fins econômicos.

Poluição da água, (Rios e Mares) Os fatores que causam a poluição da água são os produtos químicos e esgoto que surgiu a partir da revolução industrial segunda metade do (século XVIII), todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.Muitos destes produtos químicos são lançados aos mares através de acidentes de embarcações ocasionando mortes de varias espécies de vidas aquáticas e assim afetando a nossa população, onde há várias pessoas que vivem da pesca para sua sobrevivência.

Queimadas Que também contribui para o aquecimento global, que ocorrem às vezes por acidente, ou por causa de queimadas de lixos em locais de florestamento ou por vândalos ou pecuaristas e fazendeiros que precisam de terras para criar gados e adquirir riquezas, alem deles nos contribuímos também por exemplo, queimamos em nossos pátios ou terrenos baldios lixos que poderiam ser reciclados, ajudando na poluição do ar como direi a seguir

Poluição do ar Que é o maior problema das grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.

•.

Esses problemas socioambientais podem interferi de varias maneiras nas entidades de hoje em dia dependem de como você os vê, bom podemos avaliar as organizações desta forma, se ela através destes problemas como a mão de obra seria mais cara, as produções seriam baixas e a qualidade dos produtos não seriam as mesmas. Alem de prejudicarem o ambiente jogando lixos que sobram das produções no ambiente agredindo assim o ecossistema e os grupos sociais, que por causa dessas ações tem que pagar uma multa que interfere no desenvolvimento da organização.

A relação existente entre a responsabilidade social e a ética é que alem de serem as idéias mais importantes da administração, as duas estão sendo encaladas como grande oportunidade de crescimento e sucesso para as entidades. Porque enfocam 4 aspectos importantes que devem ser observados e atendidos como legislação federal, estadual e municipal.

Energia Fóssil

Exploração de energia fóssil começou em 1908 com a descoberta de lençóis na Irã. A partir de então toda região do Golfo Pérsico Começou a ser explorada foi o inicio de alguma política de concessões feitas pelo xá e por Chefes Tribais árabes, a grande companhias estrangeiras, particularmente as inglesas. 2 fatores fizeram com que o combustível fóssil, passasse a ser estratégicos, e utilizado ostensivamente em 1896 Henry Ford começou a produzir o primeiro veiculo automotivo, inaugurando a era da moderna industria. Outro fator que levou o combustível fóssi, tanto no EUA como no exterior a se tornar o negocio do século ocorreu 1911, com a decisão tomada por Churchill, quando o ministro da marinha inglesa a maior do mundo de substituir o carvão pelo óleo como energia para seus navios.

As indústrias petrolíferas que estão entre as empresas mais ricas do mundo, e geram riquezas bolsistas do que o PIB português são: a petrolífera multinacional norte americana Exxon Móbil Corporation, que possui cerca de 38 refinarias em 21 paises do mundo, Royal Dutch Shell da Holanda e a British Petroleum da Inglaterra.

Como o petróleo era o elemento principal da economia das grandes potencias, originando progresso e riqueza, o mesmo não acontecia aos paises que produziam o precioso ouro negro. Nas décadas de 1960 e 1970, a economia mundial estava totalmente dependente do petróleo, sem ele não havia progresso. Cientes desta dependência, os países produtores decidiram unir suas forças, rompendo com o cartel das “Sete Irmãs”. Surgia a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP (OPEC, em inglês), e a luta contra as grandes companhias petrolíferas começou a ser travada, com vitórias lentas, mas definitivas, para os países produtores do óleo negro. Para pressionar os Estados Unidos e a Europa, que apoiaram Israel nos conflitos, os árabes uniram-se, reduzindo a produção do petróleo, forçando o aumento drástico no preço do barril, originando a maior crise do petróleo, que afetou toda a economia mundial.

Os países em desenvolvimento como o Brasil, foram os mais afetados, pois o encarecimento desta fonte de energia gerou um desequilíbrio nas suas frágeis economias. Com a crise petrolífera de 1973, encerrava-se o chamado “Milagre Econômico Brasileiro”, e o país entraria em colapso econômico, crise que se veio a agravar, só encerrando depois do fim da ditadura militar.

Com relação das novas pesquisas sobre a energia limpa que ainda estão em pleno desenvolvimento, o petróleo ainda move muitas riquezas, tais como gerações de novos produtos com menos gastos e implantando novas tecnologias, e a energia limpa como o carro elétrico ainda tem uma péssima relação e custo beneficio pois tem varias coisas que ainda devem ser observadas e analisadas

AS LEIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com