TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidades sociais: a ética vivia nas organizações

Abstract: Responsabilidades sociais: a ética vivia nas organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Abstract  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 01: A partir desta assertiva

MATOS, FRANCISCO GOMES “[...] A Responsabilidade Social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, por meio de práticas que demonstram que a empresa possui uma alma cuja preservação implica solidariedade e compromisso social”.

1. Ética na Gestão Empresarial da Conscientização à Ação.

O autor nos transmite com clareza que é impossível a vida em uma sociedade e a continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites, respeitos à pessoa, sentido do bem comum. A ética ganha respeitabilidade como forte diferencial de qualidade e conceito público, resta saber se as empresas formaram a consciência ética de comando nas organizações, bem como é preciso distinguir a predisposição ética que se refere à sensibilidade social, a percepção de valor, a relevância do bem moral e a consciência ética que corresponde à capacidade de avaliar e julgar.

Segundo Matos (2008), o foco deve ser sempre o homem, em dignidade e oportunidades. Neste contexto, fica de forma indissolúvel criado um núcleo de cidadania com a participação efetiva e dotada de felicidade, a organização empresarial passa a ter o elemento alma, ou seja vida dentro da própria empresa, fazendo com esta se prospere e que sua imagem seja bem vista e aceita perante a opinião pública.

Passo 02:

1.1 Responsabilidades Sociais: a ética vivida nas Organizações.

Responsabilidade Social deixou de ser aquele pensamento que se resolvia na base da caridade, deixou de ser obrigação para se tornar compromisso com a sociedade. Essa sinergia resulta da consciência ética, e a ética pressupõe quatro elementos: Liberdade; Dignidade/Responsabilidade; Igualdade de Oportunidades; e Direitos Humanos. Para este autor, ser competente pressupõe ser ético, já que não vale a pena para nenhuma empresa ter profissionais competentes e aéticos. Há também os que admitem que a responsabilidade social é, exclusivamente, a responsabilidade de pagar bem aos empregados e dar-lhes bom tratamento. Se a organização conseguir fazer com que seus colaboradores sigam esses quatros valores éticos conseguiram pôr em pratica suas responsabilidades sociais. A ética e a responsabilidade social caminham de braços dados, nesta orbita da moderna administração, sendo impossível dizer ao contrário, posto que é a partir da moral e dos valores éticos daqueles que conduzem uma empresa, que parte a prática da responsabilidade social corporativa. Ações sociais realizadas por empresas vêm tendo crescente cobertura pela mídia, e estas atitudes determinarão como os clientes a verão, aumentando assim sua credibilidade junto a sociedade.

Referencias bibliográfica:

Site Wikpedia

Livro PLT

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com