TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Do Portifolio Interdisciplinar Administraçao 3 Semestre 2014

Artigo: Resposta Do Portifolio Interdisciplinar Administraçao 3 Semestre 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

NERI ANTONIO DOS SANTOS

ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS

CHAPECÓ

2007

NERI ANTONIO DOS SANTOS

ARTICULAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS

Trabalho do Curso de Pedagogia – Módulo IV apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a disciplina de Articulação dos Eixos Temáticos IV.

Tutor(a) Eletrônico: Celina Aparecida Pedroso

Tutor (a) de Sala: Cleci Ana Brandielli

CHAPECÓ

2007

RESUMO DA OBRA

JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

O livro Jogos, Projetos e Oficinas pra Educação Infantil de autoria de Marília Centurión, Margaret Presser, Sorel Silva e Arnaldo Rodrigues, publicado pela editora FTD, São Paulo: 2004. 272 p. ISBN 85-322-5183-8, traz sugestões e idéias sobre jogos, oficinas de trabalho para datas comemorativas, brincadeiras, projetos, adivinhas, parlendas, trava-línguas, ditados populares, música, quadrinhas, dicas para enfeitar o ambiente escolar além de uma série de orientações que visão auxiliar o professor da Educação Infantil na organização e na prática educativa.

A obra diverge sobre o universo da Educação Infantil iniciando reflexões sobre a função pedagógica, seus objetivos gerais, tece reflexões sobre o caráter formativo da avaliação na Educação Infantil além da importância do registro das observações. Após esta introdução, o texto discorre sobre as áreas do conhecimento seguindo esta ordem: “Matemática”, “Língua Portuguesa”, “Natureza e Sociedade”, “Música, Jogos e Brincadeiras”, “Projetos” e “Oficinas”.

Em “A função pedagógica da Educação Infantil” o texto define a função pedagógica da educação infantil além de que “na instuição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos alunos” também citando a LDB e o Referêncial Curricular Nacional para a Educação Infantil para nortear seu conteúdo,

Nos objetivos gerais da Educação Infantil também utiliza-se do Curricular Nacional para a Educação Infantil para nortear seu conteúdo, sendo que a prática da educação infantil deve ser organizada de modo a proporcionar ao alunos condições de: desenvolver uma imagem positiva de si, descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, estabelecer vínculos afetivos de troca com adultos e crianças, etc.

O caráter formativo da avaliação na Educação Infantil apresenta uma síntese das diversas funções da avaliação, sendo: diagnosticar, classificar e controlar (formativa). Sendo que a avaliação na educação infantil deve apontar para uma avaliação formativa permitindo que as crianças compartilhem das obervações e que os pais possam acompanhar de perto a prática educativa vivenciada por seu filho(a), compreendendo os objetivos propostos e as ações envolvidas.

Em registro das observações o livro apresenta um quadro de registros de observações, que pode ser adaptado a partir das ações educativas priorizadas pelo projeto curricular de cada escola.

Para a disciplina de Matemática o livro traz contribuições diversas, abordando o que as atividades de Matemática devem possibilitar aos alunos, confome o que descreve o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, também aborda como o educando estabelece conecxões entre o seu cotidiano e a Matemática, entre a Matemática e as demais áreas do conhecimento e entre deferentes temas matemáticos e como as diversas ações intervêm na construção dos conhecimentos matemáticos.

Diversos exemplos práticos de matemática são disponibilizados, de forma clara, objetiva, com várias ilustrações para exemplificar a atividade. Alguns exemplos de atividades disponíveis: Tamanhos diferentes/Mesmo tamanho; grande/pequeno, maior/menor, macio/duro/áspero/lixo, formas geométricas espaciais/planas, seqüência temporal, símbolos, números, correspondência um a um, gormando grupos, pertence/não pertence, classificação, classificação de sólidos, identificando notas de real, fazendo contagens entre outras tantas.

Jogos para matemática apresenta uma coletânia de 30 atividades envolvendo a disciplina. Cada jogo vem com comentários de sua finalidade, materiais necessários para a realização e sugestões de atividades.

Os jogos são os mais variádos possíveis, como: jogo da velha, par ou ímpar, jogo das mãos, pirulito que bate, bate, amarelinha com adição e subtração, jogo de memória, de dominó, construção de dado de esponja, tangram, cama-de-gato e muitos outros.

Para finalizar o conteúdo de matemática, a obra aborda o tema referente a avaliação, com o título Como avaliar em matemática? Trazendo informações para que o educador saiba como, onde e quando utilizar e dela obter resultados que contribuam para o crescimento do educando, do educador e da qualidade do ensino como um todo. Traz também ficha com indicadores de avaliação onde o professor pode analisar, avaliar o nível de conhecimento do aluno.

Para a área do conhecimento de Língua Portuguesa, a obra Jogos, Projetos e Oficinas pra Educação Infantil segue a mesma metodologia de apresentação, com uma introdução referente ao Trabalho com Língua Portuguesa onde fala sobre a importância da comunicação, da linguagem oral e escrita e sua função na educação infantil conforme segue: “A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com