TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Indócrina Ao Estresse

Exames: Resposta Indócrina Ao Estresse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  287 Visualizações

RESPOSTA INDÓCRINA AO ESTRESSE

O estresse é uma situação amplamente definida, na qual existe uma ameaça potencial ou real à homeostase. Nesse cenário é importante manter a pressão arterial, fornecer fontes adicionais de combustível ao sangue e interromper temporariamente as funções não essenciais.

O cortisol constitui o hormônio mais importante que executa essas atividades. O cortisol intensifica a reatividade vascular, cataboliza as proteínas e os lipídios para fornecer energia e inibe o crescimento e a reprodução.

O preço pago pelo corpo durante o estresse é que o cortisol é acentuadamente catabólico, em conseqüência, as células do sistema imune, os ossos, os músculos, a pele e numerosos outros tecidos sofrem catabolismo para fornecer substratos necessários para a gliconeogenêse. A curto prazo, isso não tem qualquer conseqüência importante, entretanto, a exposição crônica ao estresse pode, de fato, levar a graves diminuições na densidade óssea, função imune e fertilidade reprodutiva.

A palestra fora realizada pelo farmacêutico Rilke Novato, tendo como tema principal a realidade do mercado de trabalho atual e as boas e promissoras perspectivas para o mercado da profissão farmacêutica a curto e longo prazo.

Para mim como estudante do curso de graduação em farmácia e profissional técnica em analises clínicas atuante já a dez anos no mercado, esta palestra veio reforçar minhas já boas expectativa para a continuidade de minha carreira profissional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com