TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Economia Basico

Ensaios: Respostas Economia Basico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  2.949 Visualizações

Página 1 de 3

1) Oque a economia estuda?

R: Define-se economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

2) Porque a escassez e uni conceito relativo?

R: Em qualquer sociedade os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, capital, matérias-primas, entre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são limitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e pela continua elevação do padrão de vida.

3) Quais são os fatores produtivos e o que eles apontam a produção?

R: Os fatores são:

O que e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;

Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado nível tecnológico. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão os métodos mais eficazes, o com o melhor custo na produção;

Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição na dependera não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

4) Que papel a iniciativa privada tem na produção?

R: Tem o papel de elevar o crescimento e da produtividade do trabalho, fortalecendo o mercado interno, sendo que a economia de mercado, a maioria dos preços dos bens, serviços e salários e determinada pelo mecanismo de preços, que atua por meio de oferta e da demanda de bens e serviços e dos fatores de produção.

5) Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?

R: Podemos resumir que o problema econômico básico da sociedade seja a escassez de recursos produtivos ou fatores de produção. Sendo que as necessidades humanas são ilimitadas, os recursos para suprir a demanda são limitados.

6) O que a fronteira de possibilidades de produção explica?

R: A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de um a sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

7) À medida que mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com