TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas ao conteúdo da trajetória de estabilidade

Ensaio: Respostas ao conteúdo da trajetória de estabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Ensaio  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A partir da leitura e compreensão do artigo: Trajetória da sustentabilidade foi possível desenvolver as três primeiras questões solicitadas, conforme o raciocínio do autor. A quarta questão, formulada a partir de um ponto pessoal, a “solução” para salvação do meio ambiente através de medidas sustentáveis.

Desenvolvimento

Questões

2.1 O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57).

Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

- Ambiental: Garantia que o ambiente não sofra nenhum dano ou impacto que possa alterar sua ordem natural, além da utilização de recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

- Econômica: Busca capacitação da economia em produção, distribuição, consumo e também, utiliza riquezas naturais produzidas pelo trabalho do homem.

- Social: Utilização de recursos naturais, ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de ser benéficos à saúde dos seres humanos, e também, criação de atitudes pessoais e empresarias voltada para a reciclagem de resíduos sólidos.

- Política: A natureza deve ser vista como um bem para todos, que todos possam tirar proveitos positivos e assim, criar uma consciência natural.

Criação de leis para punir quem prejudique o meio ambiente, assim, a natureza seria colocada como centro de interesse para todos.

- Mudando os hábitos individuais e gerando consciência na população, fazendo assim, que todos pensem no meio ambiente em primeiro lugar.

2.2 Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões.

Apenas cite quais são elas.

Resposta:

Ambiental, econômica e social.

2.3 De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental?

Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta:

Tecnologia: Produção de energia que seja favorável ao planeta e que traga conscientização à população.

Conscientização intelectual, social e política: Mudança na forma de produzir, consumir e distribuir, além do foco em um novo estilo de vida e desenvolvimento na qualidade da população.

A não resposta: Realização de uma mudança radical, o que levará à humanidade a extinção.

2.4 Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escrevam com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?

Resposta:

O meio ambiente deveria ser tratado como prioridade, preocupação de todos, pois o benefício será para todos. Mudanças na mente da população deveriam ser necessárias e adotadas urgentemente, e é possível também identificar que a população está insatisfeita com a situação do planeta. Devido as crises que o planeta está sofrendo, a natureza está sofrendo e se desfazendo.

Devem-se haver cobranças referentes à saúde, violência, política, economia, educação e principalmente a natureza, para que não ocorram problemas e assim, possam prejudicar a população e o ambiente.

Criação de campanhas de incentivo e de leis seria o necessário, o papel do governo para que o ambiente seja priorizado é o principal objetivo. Pequenas práticas sustentáveis podem salvar o ambiente, e trazer consciência para a população.

O dinheiro continua sendo priorizado e colocado como ponto de partido de qualquer assunto, mas usado com inteligência podemos diminuir em até 50% os custos e melhor em até 80% a qualidade de vida.

Algumas práticas podem ser adotadas para que se possa alcanças a qualidade de vida, tais como: fazer a separação de materiais, como plástico, metais, papéis e vidros; realizar compostagem, ou seja, a transformação de resíduos orgânicos em adubo; diminuição de consumo de energia; uso de sacolas ecológicas em hipermercados, extinguindo as famosas sacolas plásticas; utilização de papéis recicláveis; optar transporte individual, ou seja, bicicletas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com