TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre a economia do Brasil

Ensaio: Respostas a perguntas sobre a economia do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Ensaio  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

a) A partir do conteúdo estudado, você diria que o conceito de escassez implica em escolha? Por quê? Seu texto deve ter no mínimo 8 linhas. (1,5 pontos) .

R: Com certeza o conceito de escassez vai implicar em escolhas. Com a escassez dos recursos de produção, consequentemente, resulta na escassez dos bens. Portanto, não podemos ter tudo que desejamos, por isso é preciso escolher entre os bens e serviços que serão produzidos e oferecidos a coletividade. A escassez só existe se houver procura (ou demanda) para a obtenção do bem. Um bem terá demanda quando este tem a capacidade de satisfazer a uma necessidade humana, ou seja, tem utilidade. Por esse motivo devemos estar ciente do que é mais importante para ser produzido e se existem os recursos para podermos produzir.

b) Em caso positivo, dê dois exemplos citados no texto que caracterizam a necessidade de escolha em situação de escassez. Seu texto deve ter no mínimo 10 linhas. (1,5 pontos)

R: Terras Raras é um material escasso por causa da grande demanda desse produto, não por causa da inexistência do mesmo, mas sim por ser o seu processamento muito caro e altamente poluidor, tornando a China o grande responsável pela mineração e refinagem desse material. Desse modo, exigindo que os países que necessitem dessa matéria-prima façam escolhas de como utilizar novas técnicas e, ou mesmo explorarem esses materiais para suprirem a demanda.

Metais Raros, esse já um material escasso pela dificuldade de encontrar esse produto, sendo que os países dependentes desses materiais devem fazer determinadas escolhas, como mostra no texto, os Estados Unidos advertem sobre a necessidade de reduzir nos próximos 15 anos a dependência desses metais raros, devendo haver dessa forma uma redução na oferta de produtos oriundos desses materiais.

2. Leia atentamente o texto a seguir e, considerando seus estudos até aqui, desenvolva a atividade que será proposta:

Ninguém acredita em oferta e procura

28 de dezembro de 2010 | 18h17

Paul Krugman

A questão do preço das commodities é curiosa; tenho recebido muita correspondência na linha do "Bem, o que é? Impressão excessiva de dinheiro ou ganância?" Mas por que teria de ser uma dessas? Por que não ser apenas uma questão de oferta e procura?

O que estamos vendo, afinal, é um aumento no preço das matérias-primas em relação ao de outros bens e serviços. Isso é o que normalmente acontece durante uma recuperação cíclica e não há nenhuma razão óbvia para ver nisso um sinal de uma inflação fatídica (a menos que se esteja determinado a ver esses sinais).

O que dizer de especulação e manipulação do mercado? Essas coisas acontecem; leitores antigos devem se lembrar de que em 2000-2001 eu estava realmente sozinho quando disse que a crise de eletricidade na Califórnia estava sendo causada por manipulação e não por uma real escassez, uma interpretação posteriormente confirmada por gravações reais de traders dizendo para usinas de energia fecharem.

Mas, eu estava e continuo cético sobre a história de especulação em 2007-2008, pela falta de evidências da acumulação de estoques; e, desta vez, o fato de que os preços ainda estão bem abaixo do pico anterior sugere que não pode haver toda essa manipulação envolvida.

Basicamente, isso parece um rápido crescimento da demanda em mercados emergentes (mas não aqui) colidindo com uma oferta limitada. E é curioso ver pessoas tanto de direita como de esquerda vendo algo de perverso e maligno na oferta e procura em ação.

Extraído do site do Jornal Estado de São Paulo, coluna do Paul Krugman, publicada em 28 de dezembro de 2010, disponível em http://blogs.estadao.com.br/paul-krugman/?s=ningu%C3%A9m+acredita+em+oferta+e+procura&submit=OK&doing_wp_cron=1358263044.3900070190429687500000. Acesso em: 5 fev. 2011.

Commodity é um produto de diferentes produtores que os consumidores consideram ser a mesma coisa. Uns exemplos de commodities agrícolas são: a soja, o café, o trigo e o algodão.

Faça uma análise crítica do texto acima. Sua análise deverá conter um resumo da ideia principal contida no texto e seu posicionamento sobre o assunto discutido. Você poderá aprofundar sua análise do tema buscando outras fontes de pesquisa (livros, jornais, internet etc.). Seu texto deve ter no entre 15 e 20 linhas. (3,0 pontos)

R: Que há manipulação em diversos setores para inflarem os preço, isso concordo plenamente. Mas não é apenas isso que pode alterar os preços. A observada evolução da renda real dos brasileiros nos últimos tempos, tem sido positiva em todas as faixas de renda levando uma crescente massificação do mercado interno de produtos agroindústrias, verificou-se dessa forma um aumento na demanda por esses produtos. Uma grande seca ou uma temporada de chuvas agravariam em muito uma produção de grãos, por exemplo. Dessa maneira haveria uma diminuição na oferta, tornando os preços dos grãos mais altos, podendo faltar e ter que serem adquiridos em outras regiões ou países.

É fato que há um crescimento na demanda, pois cada vez mais aumentam os consumidores, fazendo com que a oferta seja inferior a essa demanda. Um exemplo é a falta de alimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com