TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Fellini

Artigo: Restaurante Fellini. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO RESTAURANTE FELLINI

Como podemos observar o Restaurante Fellini tem como prioridade tratar bem os funcionários e os clientes de forma em que todos fiquem satisfeitos, por exemplo, os funcionários trabalham sempre incentivados com prêmios, assim naturalmente tratam os clientes com total respeito e atenção, simplificando os dois ganham tanto os funcionários como os clientes.

O Fellini nos mostra que uma grande “empresa” não deve pensar só nos lucros, mas também nas pessoas (funcionários), sempre incentivando e ajudando.

Por esse motivo podemos observar na história do restaurante o sucesso que é o mesmo. Apesar de que o mesmo enfrentou problemas como veremos a seguir.

2. DESENVOLVIMENTO

Uma empresa como o restaurante Fellini requer uma boa administração e gestão das pessoas que nela estão ligadas. Como se trata de uma empresa que atente uma diversidade muito grande de clientes e vários no mesmo dia, os funcionários devem der um bom treinamento com atendimento ao cliente, para que os mesmos retornem ao estabelecimento não só pelo sabor e diversidade da comida, mas também pelo bom relacionamento entre funcionários e clientes. Toda empresa busca tornar seu ambiente de trabalho o mais agradável possível a fim de satisfazer as necessidades do proprietário e dos funcionários.

2.1-Momentos de Estresse

Um dos seus primeiro desafio foi encontrar o local certo, em 1980 Nelson abriu uma pizzaria em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, era uma pizzaria no sistema de fast-food. Mas infelizmente não deslanchou como se esperava. Era o produto certo, no tempo certo, mas no local errado. Mas Nelson não desistiu, decidiu tentar outra coisa, na Zona Sul. A oportunidade surgiu em 1993, quando Nelson descobriu o sobrado do Leblon, antes ocupado por um restaurante. Estava à venda por um preço ótimo, mas o ponto era considerado “antigo”. Ele não se impressionou. “No começo se deu mal”. Não modificou a decoração da casa e nem soube divulgar o restaurante. Sabia cozinhar, mas não tinha sucesso.

2.1.1 Qualidade de vida no trabalho

O restaurante Fellini acredita que a parte mais fundamental de uma empresa são as pessoas, e por isso oferece muitas gratificações para sempre motivá-los a fazer um ótimo trabalho. As ações instituídas por Nelson Laskowsky, proprietário do restaurante, estão bem relacionadas com a Teoria Hierárquica das Necessidades de Maslow, que diz que os seres humanos possuem cinco necessidades básicas, dispostas em ordem de importância, que são: Realização Pessoal, Estima, Amor/ Relacionamento, segurança e fisiologia. Nelson oferece uma alimentação balanceada, acompanhada por nutricionista, vacinas antigripais, remédios, vales de casamento, vale fraldas, seguro médico e odontológico para toda família, auxiliando seus funcionários em sua vida pessoal, colocando em prática a primeira célula da pirâmide. Frequentemente realiza reuniões com seus funcionários para saber de alguma ideia nova, para escutar as opiniões em relação a contratações e demissões, o andamento do negócio, entre outros, dessa forma faz com que seus colaboradores se sintam parte da empresa. O Fellini com esta forma de gestão de pessoas incentiva a concorrência a sua volta a realizar mudanças em suas gestões, assim gerando mais empregos e prestação de serviços, consequentemente fortalecendo a economia do município e do País.

2.1.1.1 Liderança

Descobre-se então que quando se tem uma boa administração se tem um exemplo de estabilização e crescimento bastante significativo devido a um acompanhamento das demandas regionais e o comando de uma liderança visionaria e carismática, que além de seu grande comprometimento busca motivar sua equipe de forma tal quais seus colaboradores assumam seu papel na empresa por amarem o que fazem e o local que fazem, trazendo um excelente exercício de responsabilidade humana quanto aos colegas e clientes impulsionando o desenvolvimento de cada membro e acima de tudo sua habilidade. Então como proposto organiza-se as áreas ou funções encontradas no restaurante quanto ao planejamento das finanças que basear-se em orçamentos para a projeção de gastos feitos no decorrer de um determinado período, por exemplo, somando as contas fixas mensais que se possui na compra de alimentos e utensílios, bem como nas despesas extras que venham a surgir, poderia se observar também a questão de uma análise de investimento na necessidade de novos equipamentos avançados para se facilitar o desempenho ou mesmo a inovação da área física investindo no design do estabelecimento, como uma nova pintura, um destaque maior para chamar a atenção da clientela, quadros com demonstrações do cardápio, pois mesmo sendo coisas simples atualmente a necessidade das organizações é buscar tecnologia e inovação, a fim de obter vantagens competitivas induzindo os empresários a buscarem novos recursos, bem como financiamentos para melhorias dentro do restaurante, analisando sempre o capital, fluxo de caixa, empréstimos e créditos, em disponibilidade imediata. Desde que este traga algum retorno lucrativo superior ao que foi investido e que venha a suprir as necessidades sem prejudicar o orçamento.

2.1.1.1.1 – Processos de Rh

O setor de RH tem grande responsabilidade para a obtenção dos objetivos do restaurante, pois lida diretamente com o fator mais importante para o sucesso que são as pessoas, e com isso desde o começo o trabalho é fundamental, a partir das contratações que devem seguir uma trajetória que visa encontrar pessoas ideais para as funções e comprometidas com o trabalho, pessoas que não tenham grande rotatividade no trabalho e gostem de lidar com o publico, gostem e entendam o trabalho em equipe e principalmente tenham noção da importância da excelência no atendimento, pois hoje em dia o trato com o cliente é tão ou mais importante que o produto ou o serviço. A partir de então começa-se um trabalho árduo e continuo interno de treinamento constante. O processo de gestão de pessoas envolve:

a) Provisão: O processo de provisão refere-se ao recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com