TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Fellini

Exames: Restaurante Fellini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................5

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

O Fellini ocupa uma simpática casa de esquina em um dos bairros mais charmosos do Rio. Desde 1993, se tornou um dos pontos de referência do Leblon. Cardápio variado, iguarias por preço acessível, sobremesas irresistíveis... Esses são alguns atrativos que pautam a escolha de cerca de 800 pessoas, a cada dia e que motivaram o jornal O Globo a escolher o restaurante como “o melhor da gastronomia a quilo” por duas vezes (em 2001 e 2003)

A partir da leitura e estudo minucioso do texto, são feitas análises acerca da psicologia organizacional e gestão de pessoas, assim como são discutidos alguns pontos relativos a comportamento, clima e cultura organizacional.

O restaurante Fellini em questão serve como parâmetro de qualidade no que tange à gestão de pessoas. São analisadas no trabalho as formas de liderança, fatores estressores presentes na organização, tipo de clima organizacional, e todos aqueles fatores que contribuíram e contribuem para o sucesso da organização

Enfim, o trabalho é de grande importância para o aluno do curso de tecnologia em gestão de recursos humanos, pois mostra de forma prática e clara o sucesso de uma empresa que desenvolveu um bom trabalho na sua gestão de pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

O restaurante Fellini é um estabelecimento que funciona na cidade Rio de Janeiro, fundado em maio de 1993, é um sobrado de esquina situado numa rua tranquila do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Trata-se de bufê com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado. O público é alvo. Tem 62 funcionários e a família divide a direção.

No estabelecimento o tipo de liderança foi nunca cair na mesmice, sempre inovando e buscando novas estratégias facilitando o trabalho dos funcionários pois, Nelson mesmo dizia que para alcançar sua meta e levar o restaurante o nível que está hoje ele teria que ter humildade e reaprender a trabalhar, visitou outros restaurante, observava os pontos fortes e fracos, participou de associações de restaurantes e dentre outros.

O grupo enfrentou situações de estresse quando voltou ao Brasil em 1980, abriu em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, uma pizzaria no sistema de fast-food, não deslanchou. Era o produto certo, no tempo certo, mais no lugar errado, isso foi superado quando decidiu tentar outra coisa, desta da vez na zona Sul.

A empresa preocupada com a saúde de sua equipe oferece uma alimentação saudável e balanceada, além do apoio da nutricionista para orientá-los em suas refeições, e o plano de saúde, os funcionários reconhecem o esforço dos seus diretores, pois retribuem empenhando mais em suas atividades e buscam melhorar o seu serviço pra contribuir no crescimento tanto profissional como organizacional e pessoal.

A liderança do restaurante foi exercida na gestão participativa, e o estilo mais evidenciado que percebemos foi a liderança direta na gestão de pessoas que não só está preocupado com os clientes e sim com seus colaboradores, e como Nelson já diz ele sempre procura meios para inovar na gestão de pessoas do restaurante e conquistar a fidelidade de seus clientes.

“O sucesso de uma casa não está somente na comida. É uma soma de detalhes bem cuidados aliados a muita criatividade”. “É um negócio, não é preciso haver perdedores. Funcionários felizes e motivados proporcionam bom atendimento e satisfação ao cliente. Todos saem ganhando, inclusive a empresa”.

3 CONCLUSÃO

Concluímos que o trabalho é de extrema relevância para o aluno do curso de tecnologia em gestão de recursos humanos, pois mostra de forma prática e clara o sucesso de uma empresa que desenvolveu um bom trabalho na sua gestão de pessoas.

O modo de funcionamento do Fellini contribui para que o restaurante tenha cada vez mais clientes, funcionários que fiquem satisfeitos e haja lucro.

No mercado cada vez mais competitivo e exigente, cada vez mais as empresas vem buscando formas de se sobressair, e dentro dessa perspectiva, o restaurante Fellini obteve sucesso por causa do atendimento diferenciado e personalizado consolidando-se uma empresa de qualidade, visando um preço justo ao seus clientes e provando ser possível que todos possam se sentir vencedores.

A partir da realização do estudo, percebeu-se a importância do profissional da área de recursos humanos para o sucesso de empresas diversas.

Realizar o trabalho foi gratificante, pois abrange várias áreas onde podem ser discutidos vários assuntos tais como: O surgimento do Fellini, o desenvolvimento do Restaurante para chegar onde está, a preocupação e a valorização tantos dos funcionários como os clientes, visando ser um reconhecimento não somente nacional e sim mundial pela a desenvoltura do trabalho em grupo.

REFERÊNCIAS

PAVÃO, Ana Céli; GONÇALVES, Carlos Eduardo de Souza; SILVA, Monica Maria. Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

BACCARO, Thais Accioly. Comunicação, Clima e Cultura Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

SAMMARTINO, Wagner. A integração do sistema de gestão de recursos humanos com as estratégias organizacionais. 2002.Tese(Doutorado em Administração) – faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002 Disponivel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06072006-205036/>. Acesso em: 2012-01-23

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »