TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Polonês

Casos: Restaurante Polonês. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Esse desafio aborda a disciplina do Empreendedorismo, iremos desenvolvê-lo juntamente com a análise Swot que é uma ferramenta utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a empresa.

A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas. Através desses dados, é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a empresa está inserida, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado.

Iremos aplicar essa análise, no nosso texto exemplo, com base em nossa aprendizagem iremos montar o cenário do restaurante Smak, assim efetuando suas características, suas vantagens e desvantagens. Por último montaremos uma proposta de solução para empresa, com objetivo final de fazê-la se reconstruir, possuindo uma gestão de negócios mais profissionalizada.

Forças

(Ambiente Interno) Fraquezas

(Ambiente Interno)

Ambiente Rústico e acolhedor.

Alimentos frescos, comprados

semanalmente.

Habilidade para trabalhar em diversos

setores (caso alguém falte, etc)

Objetivo/Desejo de reconhecimento.

Persistência. Oferece somente comidas típicas

polonesas.

Poucos Funcionários para o atendimento.

Cozinheiro tímido que limita suas

experiências culinárias.

Ambiente triste e desanimado pelos

problemas pessoais.

Sobrecarga emocional e profissional por parte da liderança.

Oportunidades

(Ambiente Externo) Ameaças

(Ambiente Externo)

Ótima localização.

Aumento de fluxo de turistas.

Ponto do desembarque do Maria Fumaça. Aumento da concorrência.

Desvantagem de um bom e rápido atendimento.

Redução de clientes aumentando gradualmente.

Redução de lucros.

Redução consequentemente de investimento.

2 DESENVOLVIMENTO 

Consideramos como algumas de suas forças o ambiente rústico e acolhedor, pois combina com a história de sua cidade e seu tempo passado fazendo com que o cliente se sinta naquela época, um ambiente que te acolhe é sempre desejado principalmente por famílias de pais e filhos. Os alimentos comprados semanalmente, nos traz o cuidado e a responsabilidade que o restaurante tem de sempre manter seus alimentos frescos e saudáveis, evitando assim possíveis acidentes com contaminações e vigilância sanitária.

Dona Irena possui a habilidade de trabalhar em vários setores, apesar de temos considerado como uns dos pontos de soluções, ter um funcionário para cada setor, não descartamos essa característica de dona Irena, pois um funcionário que tenha habilidade para trabalhar em outros setores sem ser o seu, com certeza pode ser visto como uma força interna, já que se poderá contar com ele caso aconteça algum imprevisto, tais como falta de funcionários, doenças, aumento inesperado de clientes, etc.

Dona Irena é possuidora da maior força interna que uma empresa pode ter, ela possui o desejo, sendo este a vontade de que seu restaurante seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade. E como já estudamos no empreendorismo, o primeiro passo para uma empresa de sucesso é trazer consigo um “objetivo”.

Para que o sonho de dona Irena se realize trazemos em frente algumas oportunidades que seu ambiente externo possui, podemos começar pelo ponto principal que é sua ótima localização, sendo no centro da cidade, onde os turistas desembarcam de seu passeio da Maria Fumaça, tendo a chance de fazer com que todos enxerguem seu restaurante e as qualidades que este possui. O aumento significativo do fluxo de turistas nos últimos anos também é uma grande oportunidade, pois com nossas futuras propostas de soluções dona Irena terá capacidade de crescer com seu negócio junto com esse fluxo.

Nosso principal papel nesse desafio, não é enxergar somente as vantagens que dona Irena possui, mas também encontrarmos suas fraquezas e ameaças no mercado, a fim de propor soluções, para que ela possa resolvê-las e contornar essa situação de crise que seu restaurante se encontra.

Primeiramente notamos que servir somente comida típica está sendo um dos principais problemas já que com sua clientela cada vez mais diversificada fica difícil agradar a todos com apenas pratos típicos da região, seu cardápio escrito a mão e em língua polonesa dificulta muito a praticidade que seus cliente preferem, isso com certeza também é uma fraqueza de sua empresa.

Dona Irena se encontra com uma sobrecarga emocional , algo que muitos não param para pensar , mas sem dúvida um líder com problemas emocionais encontra uma maior dificuldade de enxergar em sua volta com a clareza necessária; podemos afirmar essa posição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com