TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Academico

Trabalho Universitário: Resumo Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar os procedimentos a serem utilizados pelos pesquisadores, oferece uma linha de raciocínio com exatidão. E Todo trabalho acadêmico representa uma construção de ideias. Contundo a Ciência é o conjunto de conhecimentos nelas estão: [Conhecimento Popular, Cientifico, Filosófico, Religioso, Artístico e Técnico.]. a [métodos indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico], os quais se constituem a linha de raciocínio a ser utilizados na condução da pesquisa. Ou existem ideias algumas delas originais [portanto pensadas pelo autor do trabalho], outras criadas por outros autores. Quando proponho uma avaliação por trabalho escrito, considero o seguinte:

Vivemos em um mundo em que dados são acessíveis facilmente. São milhões e milhões deles que passam por nós sem ao menos nos apercebermos de sua existência e importância como informação. Repare que estou distinguindo DADOS de INFORMAÇÃO. Aqueles existem antes de sua aplicação. Esta se constitui pelos dados aplicados e utilizados.

Uma das mais importantes habilidades que devemos desenvolver, em face dessa gigantesca profusão de dados, é a capacidade de lidar com eles sem nos perdermos. Para isso, faz-se necessário que desenvolvamos uma importante habilidade: a de SÍNTESE. Isso parece fácil... "basta fazer um resumo", diriam alguns. Sustento, porém, que fazer um resumo nem sempre é tão simples. É preciso captar a idéia central do autor. Entretanto, algumas vezes há mais de uma idéia importante em um texto. Além disso, você pode se deparar com informações secundárias que podem ser de grande importância para você.

Não existe nenhum inconveniente em se valer da idéia de terceiros. O problema ocorre quando esse texto é usado, muitas vezes ipsis literis, sem qualquer referência ao real autor. Tal prática constitui PLÁGIO e a penalidade na disciplina (penso que este seja o critério de qualquer professor...) é a atribuição de GRAU ZERO ao trabalho!

Como o estudante tem que lidar, em geral, com mais de um autor, é preciso também desenvolver outra importante habilidade: a DIALÓGICA. Sim, é necessário costurar as idéias centrais (ou até secundárias, quando realmente importarem para o seu trabalho) de vários autores, de modo a que eles dialoguem entre si [segundo um roteiro que você determine]. Veja, a construção do seu texto representa um exercício dessa capacidade dialógica.

Não estou dizendo com isso que o trabalho acadêmico resulte de vários resumos conectados (abandonemos esses pensamentos binários!...). Há de haver uma contribuição sua. Não se poderá desprezar, todavia, que a própria maneira de expor e costurar a idéia de vários autores é, por si mesma, uma marca pessoal de grande importância e externa sua maneira de ver e de entender esses autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com