TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ACADÊMICO - O ÓCIO CRIATIVO

Dissertações: RESUMO ACADÊMICO - O ÓCIO CRIATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 2

Felipe Charbel Teixeira descreve o texto “O ócio criativo” comoparte da tragetória de Nicolau Maquiavel, começando pela época em que o mesmo se viu de um dia para o outro afastado da vida pública, sendo preso, torturado e acusado injustamente de conspirar contra o goveno, Maquiavel só não foi executado graças à anistia concedida aos presos da cidade por ocasião dos festejos pela eleição de Giovanni de Médici para o Papado. Ele relata ainda que os textos redigidos por Nicolau como secretário da República florentina, eram relatos de suas viagens oficiais ou breves apontamentos sobre temas como “as coisas da Alemanha” e a “natureza dos franceses”, são raros os momentos em que encontra motivação para obras de maior floêgo. O autor relata parte da carta mais famosa de Maquiavel, onde ele descreve a nova rotina do amigo Francsco Vettori que passa os dias na taverna praticando jogos da época e brigando “por um vintém”, ele escreve sobre seus companheiros de jogo: “extraio meu cérebro do mofo e alivio a malvadez desta minha sorte, contente que ela me tenha rebaixado desta maneira porque um dia poderá se envorganhar de ter feito isso.

O autor fala em uma passagem de O Prícipe, onde o secretário” reconchece seu débito em relação aos antigos: não encontrei entre os bens que me são mais caros, ou tanto estime, senão entendimento das ações dos grandes homens apreendidos por mim numa longa experiência das coisas modernas e no estudo contínuo das antigas”. O professor fala ainda que as experiências da vida moderna Maquiavel adquiriu a serviço da República florentina, não se sabe ao certo os fatores que podem ter pesado para que um desconhecido de 29 anos tenha sido escolhido para ocupar a segunda chancelaria, um cargo público de alguma importância e a agregação de novos cargos com o passar dos anos. A partir de 1513, até sua morte, praticamente, Maquiavel tenta se inserir novamente na vida política, mas não tendo muito sucesso, é como homem de letras que ele voltará a ter lugar importanta na vida florentina, alcançou ainda alguma reputção como poeta, ao menos o suficiente para se lamentar sem 1517 por não ter sido citado, no Orlando Furioso de Ariosto, entre os poetas notáveis da Itália.

Felipe relta ainda que embora Nicolau não tenha vivido para ver a publicação de seus livros mais importantes, ele obteve ainda em vida, algum reconchecimento e prestígios por tê-los escrito. No próprio século VI, o espectro do maquiavelismo começa a se firmar, mas é tambpem neste momento que surge a apresentação do Maquiavel defensor dos valores republicanos, a partir dos escritos dos líticos ingleses Henry Neville e James Harrington para quem Nicolau teria sido um grande inimigo da tirania.

Apenas depois de ser afastado à força da agitada vida pública é que o autor Florentino encontrou ocasião para criar suas grandes obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com