TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Adm. Científica.

Ensaios: Resumo Adm. Científica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Os benefícios flexíveis da HP

Os 850 funcionários da Hewlett-Packard no Brasil têm todos os benefícios que outros empregados de multinacionais costumam ter: assistência médica e odontológica, creche para os filhos, auxílio na educação, seguro de vida e assim por diante. O que o pessoal da HP tem a mais (e não quer largar de jeito nenhum) é um programa batizado de benefícios flexíveis. “Nosso programa reconhece que cada pessoa tem necessidades diferentes, que mudam de tempo em tempo”, diz o diretor de RH da HP. “A empresa não gasta mais e os funcionários ficam muito mais satisfeitos.”

Os benefícios flexíveis funcionam assim: cada funcionário da HP tem uma verba extra (calculada com base num percentual do salário) para gastar com benefícios. Esse é um dinheiro que vai se somar aos benefícios básicos que a empresa continua pagando. A HP reembolsa, por exemplo, 70% dos cursos universitários, de pós-graduação e de inglês. E 80% das despesas médicas. Essas são políticas que já existiam e continuam valendo. Mas com o dinheiro extra o funcionário pode cobrir os 30% restantes dos cursos ou os 20% do plano de saúde. Cada um escolhe, de acordo com suas necessidades e conveniências, onde quer gastar sua verba. O dinheiro pode ser usado para pagar despesas que não são cobertas pelos planos de saúde. Como cirurgia estética e tratamento.

Em média, a conta per capta de benefícios variáveis dos funcionários da HP é de 250 reais por mês. Essa é uma verba cumulativa. Se o funcionário não usou num mês, o dinheiro é guardado para os meses seguintes. A HP flexibilizou a verba de benefícios: se o funcionário tiver alguma emergência, pode antecipar a verba dos seis meses seguintes. “O dinheiro é do funcionário. Ele usa como quiser. Só não pode retira-lo em cash”, diz o diretor de RH.

A utilização dos benefícios flexíveis pelos funcionários é como escolher um prato no menu de um restaurante. A cada mês, eles também podem mudar onde querem aplicar seu dinheiro. A implantação do sistema pela empresa foi difícil, pois é preciso ter um programa de computador que administre as opções e os gastos de cada um dos funcionários. Para lançar seu programa em 1977, a HP do Brasil desenvolveu um software próprio, que faz a integração entre os vários benefícios e as vontades individuais de cada funcionário. O maior complicador para empresas que queiram implantar programas semelhantes ao da HP, porém, é outro: a lei. A HP não ajuda a pagar a escola dos filhos de funcionários porque essa é uma verba taxada como salário indireto. 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com