TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Av1

Trabalho Escolar: Resumo Av1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  10.105 Palavras (41 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 41

Língua, linguagem e variação lingüística

Ao final desta aula, você será capaz de:

1- Identificar os conceitos língua, linguagem e contextos de uso;

2- Reconhecer as atividades de linguagem;

3- Identificar contexto formal e informal.

Nesta disciplina, trabalharemos, fundamentalmente, a competência leitora, capacidade que temos de ler/entender textos, mensagens, e reagir diante delas, ou seja, como leitores, fazer o que o texto espera de nós. E isso só é possível (reagir adequadamente ao que o texto sugere) se entendermos a mensagem.

É algo mais ou menos assim...

O Português é a língua oficial do Brasil e também de Portugal, Moçambique, Angola e de outros países e varia de acordo com a região em que é falada. São os dialetos regionais ou geográficos. A língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo, mas é preciso distinguir informalidade de linguagem vulgar ou popular.

A língua é um produto social e cultural constituído por signos lingüísticos, é um código; a linguagem é o veículo de expressão. As línguas, a dança, a música, as imagens, os gráficos, os gestos são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia de que é formado.

Considerando que usamos a linguagem com finalidades comunicativas, entre outras, informar, expressar ideias, opiniões, simplesmente manter o contato com o interlocutor, existe uma relação entre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza: o objetivo, o veículo, o público alvo e a situação social.

Informações para o médico sobre estado de saúde

- Doutor: tenho sentido fortes dores de estômago, dores de cabeça, indisposição .....

(O paciente deseja relatar, dar informações sobre seu estado de saúde para que o médico avalie o procedimento adequado).

Estratégia de provocar a fala do outro, chamá-lo para a conversa

- Tenho certeza de que se você topasse ir à festa comigo iríamos nos esquecer do problema que caiu sobre nós, está entendendo ? Precisamos estar calmos para tomarmos a melhor decisão, não acha ?

(Note que a pessoa que está sugerindo ir à festa provoca uma reação do outro : “está entendendo?” “o que você acha?”)

Expressar algum tipo de emoção

- Não imagina como me senti perturbado ao sair daquela reunião. Estou com as mãos trêmulas e suadas, meu corpo está mole e sinto sensação de desmaio.

(Parece que essa fala deseja evidenciar as sensações para que o outro imagine como ela se sente, se comova, tenha alguma reação)

Sugerir algum tipo de atitude através da fala

- Já sabemos dos males causados pelo fumo. Seja inteligente enquanto você está vivo e pare de fumar !

(Nesta fala, parece estar acontecendo uma espécie de convencimento para uma pessoa tomar determinada atitude, um conselho a fazer determinada coisa)

Expressar emoções, sentimentos, através de falas características

- “ ... Carolina, com seus olhos fundos, causa tanto amor, amor de todo esse mundo ..... “

(Carolina - Chico Buarque)

Explicar algo usando a própria coisa

- - Para fazer um texto movimentado, escrevi: “ Corri naquele parque que se harmonizava com o verde, deitei na grama, rolei. Quando começou a chover, quis molhar toda a roupa, corri mais ainda naquela chuva.....” , os verbos de ação: corri, deitei, rolei, movimentam os fatos.

Explicar algo usando a própria coisa

Ao desenvolvermos nossas ideias, temos de ter em mente o que desejamos expressar e quem vai ler a mensagem.” Queremos entender e ser entendidos”.

Análise Textual irá tratar dessa questão : desvendarmos a mensagem em diferentes tipos de textos.

Afinal, por que nos comunicamos?

Bem, voltando ao nome da nossa disciplina, o que se pretende é analisar, refletir sobre uma série de textos que servem à nossa comunicação em diferentes momentos de nossa vida. E por falar em comunicação, é interessante detalharmos como esse processo se dá.

Linguagem e língua: introdução

Essa interpretação dos fatos, o significado que precisamos atribuir está relacionado com e exclusivamente humana, que nos permite comunicar o que estamos pensando, nossos anseios, desejos ...

Afinal, o que é linguagem? O que é língua?

Para adiantar podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação. Já a língua (ou idioma) refere-se a um conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação,munido de regras próprias (sua gramática).

Mas será que os animais, possuem linguagem?

Os animais se comportam sempre da mesma forma em determinadas situações, não criam coisa alguma. Já os seres humanos, dotados de linguagem que são, sempre podem criar uma linguagem diferente. Quer um exemplo? Temos varias maneiras de nos cumprimentarmos, com varias falas e gestos diferentes, e sempre podendo criar mais uma. Portanto, a possibilidade de criar é infinita, conservando o mesmo significado, e isso só é possível por causa da capacidade humana que a chamamos de linguagem.

Agora sim, linguagem e língua

Se você estiver confuso em relação aos animais, pensando que eles de alguma maneira se comunicam, não como nós, mas se comunicam, ainda assim não podemos dizer que tenham linguagem, essa é exclusiva do ser humano. O que os animais têm são formas de comunicação.

Pesquisas científicas já catalogaram, em chimpanzés, cerca de 100 sinais diferentes para expressar medo, fome, alegria etc. Mas são formas pontuais, limitadas, específicas.

Pare para refletir...

Se a linguagem é uma capacidade humana, por que todos nós não falamos a mesma língua? Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com