TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap 2 Economia

Artigos Científicos: Resumo Cap 2 Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 2 - Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto

2.1 Introdução

Esse capítulo se baseia em contar previamente um pouco da história da Economia, chegando a falar de antiguidade eaté mesmo algumas teorias.

Existe razoável consenso de que a teoria econômica iniciou-se com o trabalho dos fisiocratas na França. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada eestudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.

Durante o século XIX, a ciência econômica era conhecida como Economia Política, designação que tendeu a desaparecer a partirdo início do século XX, com influência da teoria marginalista.

2.2 Percursores da teoria econômica

2.2.1 Antiguidade

Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia aparecem notrabalho de Aristóteles, Platão e Xenofonte.

Já Roma não deixou nenhum escrito notável na área econômica.

2.2.2 Mercantilismo

A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escolaeconômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, ele tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas.

2.2.3 Fisiocracia

Foi uma escola de pensamentofrancesa que surgiu como reação ao mercantilismo no século XVIII, e elaborou alguns trabalhos importantes.

Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza ematividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Portanto, encorajava-se a agricultura e exigia-se que as pessoas empenhadas no comércio e nas finanças fossem reduzidas ao menor possível.2.2.4 Os clássicos

Adam Smith (1723 - 1790): Foi considerado o percursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era umrenomado professor quando publicou sua obra A riqueza das nações, em 1766.

David Ricardo (1772 - 1823): É um expoente do período clássico. Partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com