TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Pesquisa De Mercado

Exames: Resumo De Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 8

Confecção do módulo

A Placa de circuito impresso

A finalidade de uma placa de circuito impresso é dupla: ao mesmo tempo ela sustenta os componentes em posição de funcionamento e fornece os percursos para a correntes que eles exigem para operação.

Esse percurso é conseguido por uma camada de cobre que deve ser recortada de modo a formar trilhas que vão funcionar como fios, conforme mostra a figura 2.

Uma placa pronta.

Assim, sobre uma placa de fenolite ou fibra (que é um material isolante) temos depositada uma finíssima camada de cobre que deve ser corroída de modo a formar as linhas que vão ligar os componentes.

Colocados nestas placas, os componentes tem seus terminais encaixados em furos e depois soldados nestas trilhas de cobre, conforme mostra a figura 3.

As trilhas ficam do lado oposto das trilhas.

Desta forma, num trabalho de elaboração de uma placa para um projeto, o montador deve partir de uma placa virgem, ou seja, uma placa que tenha toda sua superfície cobreada.

Depois deve transferir para essa placa o desenho de como devem ficar as ligações entre os componentes para o projeto que deseja montar.

Veja então que para cada projeto temos um desenho diferente que corresponde aos componentes usados e como eles são ligados.

O planejamento desse desenho é a parte mais difícil do trabalho, pois é o "projeto" da placa e exige uma boa habilidade.

As trilhas não podem se cruzar.

Uma vez que se obtenha o desenho da placa, ou seja, como devem ficar as trilhas de cobre para o aparelho desejado, será preciso fazer a gravação, ou seja "corroer" os locais em que o cobre vai ser retirado.

Para isso, existem várias técnicas, sendo a mais comum a que faz uso de uma tinta especial à prova de corrosivo.

Pinta-se com uma caneta os locais em que o cobre deve ficar, ou seja, as trilhas, deixando-se descoberto os locais em que o cobre deve ser "comido", conforme mostra a figura 5.

Pintando as trilhas com uma caneta.

Coloca-se então a placa numa banheira de plástico que contém a solução para placa de circuito impresso que é obtida dissolvendo-se percloreto de ferro (O nome correto da substância é cloreto de ferro II) em água (a proporção é de um para um).

Essa solução pode ser comprada pronta nas casas de materiais eletrônicos, ou ainda o percloreto em pó.

Se o leitor tiver de partir do pó deve dissolvê-lo em água com muito cuidado, jogando bem devagar o pó na água (e nunca o contrário!) e ir mexendo com um pedaço de madeira ou plástico.

Nesse processo o percloreto libera muito calor e vapores que devem ser evitados. Faça isso num local ventilado.

A solução de percloreto mancha com facilidade e ataca objetos de metal. deixe-a pois longe de coisas de metal.

Para "dar o banho de percloreto", basta colocar a placa na banheira, evitando a formação de bolhas por um tempo que varia entre 20 e 40 minutos.

Depois disso, você pode retirar a placa e verificar visualmente se o cobre nas regiões descobertas foi totalmente removido, conforme mostra a figura 6.

O cobre deverá ser totalmente retirado, menos as regiões mascadas com a caneta (trilhas).

Se a placa não precisar ficar mais tempo no "banho" lave-a com água comum e depois com um algodão embebido em álcool ou outro solvente remova a tinta das regiões cobertas.

As trilhas de cobre devem aparecer, conforme mostra a figura 7.

As trilhas devem ficar a amostra.

O próximo passo ser fazer os furos para encaixar os componentes.

Com base no desenho original, veja os locais e use ou uma furadeira elétrica ou então manual, como as indicadas na figura 8.

Ferramenta utilizada para furação de placas figura 9.

Depois disso, a placa estar pronta para ser usada.

O MAIS DIFÍCIL

Mas, o grande problema da maioria não é fazer o que explicamos que exige apenas tempo e um local apropriado.

O problema maior é partir de um diagrama e projetar sua própria placa.

Os desenhos exigem mais habilidade e alguns recursos como por exemplo a possibilidade de se "copiar" fielmente o desenho no cobre ou ainda de se trabalhar com cartelas de símbolos adesivos, como a mostrada na figura 10.

Utilizando decalques para a confecção das trilhas.

Essas cartelas contém as "ilhas" ou pequenas rosquinhas que correspondem aos pontos onde entram os terminais dos componentes e também linhas retas e curvas que podem ser usadas para fazer as trilhas.

Mas, e para os que não tem acesso a estes recursos?

Para estes vamos ensinar métodos alternativos de fazer placas de circuito impresso com poucos componentes e que valem para circuitos mais simples.

Passo a passo da montagem do modulo.

Evidentemente, o primeiro passo para isso ‚ projetar uma placa de circuito impresso que "corresponda" aquele circuito.

O primeiro passo é colocar num papel o desenho feito a mão das peças como elas são na realidade e mais ou menos do mesmo tamanho.

O processo de fabricação inicia-se pela confecção da placa de circuito virgem com a dimensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com