TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Tempos Modernos

Artigo: Resumo Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  1.823 Visualizações

Quando se fala em filme sobre Administração, o primeiro que vem a cabeça da maior parte dos professores de Teoria da Administração é Tempos Modernos, de Charlie Chaplin. Lançado em 1936, este filme faz uma hilária crítica à indústria e à iniciativa privada de sua época, período em que a Revolução Industrial estava em sua plenitude.

Os princípios básicos da Administração Científica de Frederick Taylor - Pai da Administração - são ilustrados através de várias cenas do filme, bem como os problemas decorrentes de tais princípios. Por exemplo, o estudo de tempos e movimentos para os funcionários executarem as atividades industriais é um dos principais legados de Taylor, entretanto, Chaplin enfatiza as disfunções de tal princípio, como desgaste físico e emocional dos funcionários provocados pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo executando-as. Tudo isso regado com um humor crítico e que provoca a reflexão.

A partir dos vinte primeiros minutos, o filme deixa de enfatizar as relações homem-trabalho e passa gradativamente para a comédia romântica, através da participação da bela atriz Paulette Goddard.

O mais interessante é que apesar de mais de setenta anos, o humor de Chaplin através de seu cativante personagem Carlitos continua atual: quando passo o filme para alunos a diversão é garantida e os consequentes debates riquíssimos.

Trata-se de uma obra clássica que deve ser assistida por todo estudante e profissional da Administração.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com