TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme: Tempos Modernos

Monografias: Resumo Do Filme: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  3.168 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Introdução a Ciência Política

Acadêmico: Gene Emanuel Guedes Bastos

Curso: Direito Período: 1º Turma: I

Resumo do filme: Tempos Modernos

Observa-se que o filme Tempos Modernos, relata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.

O brilhante e inigualável personagem de Chaplin, tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, passando uma mensagem social o que leva a refletir sobre a perspectiva de vida humana.

O trabalhador é quase um escravo da atividade que desenvolve, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, e essa atividade repetitiva faz com que ele tenha um colapso de estresse e aja de forma eloquente, o que leva a querer aperta tudo que vê em sua frente, como se estivesse enxergando apenas parafusos. Então, ele é mandado para um hospital para se tratar de sua loucura.

Ao sair do hospital, por conta de uma coincidência é confundido como o líder de uma greve Comunista e acaba sendo preso. Chegando o dia de sair da prisão, sua vontade é ficar, mas é liberado pela justiça, assim começa outra luta para sobreviver. Quando consegue um emprego, começam a repetir os mesmos processos de um trabalho quase mecânico, pois o encarregado solicita-o que encontrasse um pedaço de madeira, porém, ele acaba pegando um que não deveria e fez com que o navio afundasse.

Entretanto, surge na história outra personagem, uma menina pobre que perde o pai e é afastada das irmãs, se vê só no mundo e tenta sobreviver, para isso, rouba um pão para saciar sua fome; nesse momento os caminhos deles se encontram e juntos enfrentam as dificuldades de uma sociedade em que as coisas matérias têm um valor extremo, o possuir é mais relevante do que o ser.

Nota-se claramente que essa realidade continua até os dias atuais, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores, ainda continua a visão de que o empregado é apenas um objeto, engolido pela sociedade capitalista, que explora o ser humano de todas as formas, para alimentar todo conforto e diversão das classes que a compõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com