TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro "o Monge Eo Executivo"

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Livro "o Monge Eo Executivo". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  3.303 Palavras (14 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO DO LIVRO

O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTORIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar uma pesquisa bibliográfica realizada através da leitura do livro O monge e o executivo que demonstra conceitos sobre como ser um bom líder nas organizações atuais. O trabalho procurou mostrar qual o perfil adequado que um líder deve ter para lidar com os problemas enfrentados dentro de uma organização, e como adequar sua postura perante a estas dificuldades procurando tornar o ambiente de trabalho mais agradável para todos.

2 OBJETIVO

O objetivo deste artigo é fazer uma análise comparativa entre os sete capítulos apresentados na obra de James C Hunter, O monge e o executivo, e os materiais desenvolvidos na disciplina sobre Administração organizacional II, fazendo uma correlação entre eles e a influência que possuem no mundo corporativo.

3 METODOLOGIA

O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, através da consulta de fontes relativas ao tema escolhido para realização do artigo. Segundo Roesch (1999) na pesquisa bibliográfica a revisão da literatura é umas das seções mais longas e trabalhosas, implica seleção, leitura e nálise de textos relevantes ao tema do projeto. Conforto et al. (2011, p.1 apud Gil 2007), “a pesquisa bibliográfica possui caráter exploratório, pois permite maior familiaridade com o problema, aprimoramento de idéias ou descoberta de ntuições”. Após a realização da pesquisa foi feita uma análise comparativa entre os assuntos abordados na obra e os materiais desenvolvidos na disciplina de Administração Organizacional II.

4- OS SETE CAPÍTULOS

CAPITULO I - AS DEFINIÇÕES

Neste capitulo John Daily inicia seus dias em um mosteiro, lá conhece Leonard Hoffman, um grande empresário bem sucedido que aos sessenta e poucos anos no topo de sua carreira bem-sucedida e depois da morte de sua esposa resolveu se tornar monge e passa a se chamar irmão Simeão.

Alem de outras atividades todos os dias pela manhã John e mais cinco participantes tinham aulas com irmão Simeão sobre os princípios de liderança.

Simeão diz na primeira aula que ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. Um dos participantes pergunta porque Simeão utiliza as palavras líder e liderança e evita gerente e gerência,ele explica que gerência não é algo que você faça para os outros,você gerencia seus recursos,você pode gerenciar a si mesmo mas não gerencia seres humanos,gerencia coisas e lidera pessoas.Depois definiu liderança como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum e que liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.

Simeão também falou sobre a diferença entre poder e autoridade onde Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer, ou seja, faça isso senão... E Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal.

Poder é definido como uma faculdade enquanto autoridade é definida como uma habilidade porem para se estabelecer autoridade sobre as pessoas é necessário ter um conjunto de habilidades.

Mais tarde falou sobre as qualidades que um líder precisa ter e o desafio do líder é escolher os traços de caráter que precisam ser trabalhados, às vezes é necessário mudar os hábitos, o caráter e a natureza para ser um bom líder.

Simeão ainda assegura que liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas, ao trabalhar com pessoas sempre haverá duas dinâmicas a tarefa e o relacionamento, pois o líder não se concentrar nas tarefas e não nos relacionamentos pode ter problemas indesejáveis, porem se o líder não estiver cumprindo as tarefas e só se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada, portanto assegurar a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

CAPITULO II - O VELHO PARADIGMA

Neste capitulo Simeão conversa com John sobre sua mania de interromper as pessoas quando elas falam e de como ele deveria trabalhar isso.

Simeão em outra aula falou sobre Paradigmas que são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida, eles podem ser valiosos, mas podem se tornar perigosos se os tornarmos verdades absolutos. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.

Existem velhos e novos paradigmas, falou sobre o velho paradigma da administração em forma de pirâmide onde o presidente está no topo seguido pelos vice-presidentes, os gerentes intermediários, os supervisores e na base da pirâmide ficam os empregados. Este paradigma é chamado de cima para baixo onde todos querem agradar aos chefes, mas não deveria ser assim o cliente a estar no topo da pirâmide, portanto este é o novo paradigma da administração atual com o cliente no topo seguido dos empregados, supervisores, gerentes intermediários, vice-presidentes e presidente, este novo paradigma iria requerer que o papel do líder não é impor regras e dar ordens à camada seguinte,em vez disso o papel do líder é servir.

Em outra aula falaram sobre as necessidades humanas comparado com a teoria das necessidades humanas de Maslow, onde as necessidades do nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, assim pagar um salário justo e dar os benefícios satisfariam as necessidades de comida, água e teto, as necessidades da segunda camada, segurança e proteção exigiriam um ambiente de trabalho seguro, juntamente com o fornecimento de limites e o estabelecimento de regras e padrões.

CAPÍTULO III - O MODELO

Terça – feira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com