TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Manifesto Comunista

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Manifesto Comunista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: “O manifesto comunista”.

O livro “O manifesto comunista”; foi fruto de uma encomenda feita pela liga dos comunistas para Marx e Engels, para que tornasse claro os seus objetivos. Portanto o manifesto comunista é um conjunto de ideias, verdades nas quais os revolucionários daquela época acreditavam.

O livro em seu interior vem relatando a luta das classes onde o burguês só quer lucrar cada vez mais e mais com a exploração da mão de obra da classe operária e os operários só querem viver uma vida, mas digna e mas justa com melhores condições para sobreviver.

O capitalismo faz seus ícones – médicos/advogados – como classe trabalhadora, com isso Marx dizia que ‘tudo que é solido se desmancha no ar’, ou seja, toda verdade que parecia ser eterna, é desmanchada perante a burguesia, pois ela comandava e ditava tudo que acontecia. E foi ai que surgiu os comerciantes.

Durante o período feudal (IV-XIV) os artesões e comerciantes eram tidos como revolucionários por não se encaixarem em nenhuma das classes (operaria – burguesia) pelo fato de trabalharem por conta própria e por conta disso para Marx eles atrapalhavam a luta contra os burgueses, pois eles não se reconheciam como classe trabalhadora. Eles acreditavam que surgiram para mostrar que não havia apenas duas classes e sim que existia um grupo no meio e que também estavam indo contra os burgueses pelo fato de ter suas próprias vendas.

Os artesãos foram substituídos pela classe média industrial, que trabalhavam em grandes manufaturas que produziam em larga escala para suprir os novos mercados; onde foi implantado o modelo de trabalho por divisões que aceleravam o processo de produção.

O fundamento dos burgueses sobre a diferença entre eles era que, as coisas eram daquela forma pelo simples fato de que Deus quis assim e pronto, já para os revolucionários eles podiam mudar a situação, assim que chegassem à condição de burguês.

Antes o proletariado produzia para comer, agora produz para o burguês poder lucrar e se beneficiar em cima do seu trabalho, sem ter a noção se um dia poderão ter ou consumir o que produzem. O burguês torna a produção universal, com isso surge um problema de descarto de produto consumista, o que parece moderno pode ser visto como um desperdício, que o consumo excessivo acaba nos afetando; de forma que compramos mais e mais sem necessidade de uso desses produtos. Essa grande produção de bens é favorável para que esses bens se expandam de forma que o individuo tenha vontade de ter sem precisar deles.

Com tudo isso o capitalismo torna o operário um apêndice da maquina, assim reduzindo os homens e colocando as mulheres, pois as mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens (mulheres sempre ganharam menos que os homens), foi onde que muitas empresas substituíram “eles” por “elas”, pra baratear a produção. O piso salarial foi uma conquista para que esses não ganhem menos que antes, sempre mais.

Marx dizia também que a classe media impedia a revolução do proletariado, acreditarem que vão chegar à burguesia. Podemos ver também que só existe capital por que os burgueses exploram a força de trabalho dos proletários.

E é ai onde surgem os comunistas, para consolidar a classe operaria, onde busca fazer com que o pobre se perceba pobre, derrubar a burguesia, conquista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com