TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dos Capt. Roteirizando, Finalizando E Conlusões - Livro Vende-se Em 30 Segundos

Trabalho Escolar: Resumo Dos Capt. Roteirizando, Finalizando E Conlusões - Livro Vende-se Em 30 Segundos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

RESUMO DOS CAPÍTULOS “ROTEIRIZANDO”,

“FINALIZANDO” E “CONCLUSÕES” –

LIVRO: VENDE-SE EM 30 SEGUNDOS:

MANUAL DO ROTEIRO PARA FILME PUBLICITÁRIO

PROF. CLÁUDIA MELISSA

GOIÂNIA

2014

1. RESUMO: “ROTEIRIZANDO”, “FINALIZANDO” e “CONCLUSÕES”.

Definir o gênero a ser abordado é o primeiro passo para o desenvolvimento de um roteiro, não sendo o mais importante, mas podendo atrair a atenção do público. Os gêneros encontrados nas peças publicitárias são mais limitados do que no de filmes, pois não há tempo suficiente para um desenvolvimento a fim de construir emoções. Não há definições de gênero, e sim adaptações ao produto em questão. O autor cita os comerciais de cerveja os quais utilizam geralmente do humor, mas podendo utilizar do terror ou ação como integrantes, sendo que o suspense seguido de surpresa pode ser uma ferramenta incrível na atração do público.

Como a mensagem deverá ser transmitida, qual a melhor forma de comunicar com o público, através de narrações, depoimentos de pessoas da área, histórias emocionantes, etc., ter um público alvo bem definido e conhecer o produto em questão podem ajudar nessa tarefa.

O autor traz quatro orientações para um bom roteiro, os quais são: (i) Orientar o roteiro para algum individuo, uma pessoa famosa ou alguém de reconhecimento no campo do produto; (ii) Utilizar de uma história emocionante, com dramatizações e efeitos de câmera que estimulem emoções; (iii) Apresentar o produto como carro chefe, demonstrando a forma de se utilizar - geralmente utiliza-se de pessoas bonitas ou famosas para tal demonstração; (iv) Fantasias e analogias do produto podem render criativos roteiros, quando envolvidos com a tecnologia gráfica, tornam-se parceiros perfeitos.

Após definir o caminho a seguir é chegada a hora de conceber a ideia, a realização de brainstorms e a busca por referências, captar elementos do mundo do produto, quanto mais reunir informações será mais fácil de acertar no roteiro. Depois de gerada a ideia, deve-se pensar na forma de desenvolver o roteiro, pensar em como será a introdução da história, aonde ocorrerá, a lógica a ser seguida na criação das cenas e o desfecho.

Analisar antes a situação que se encontra o job pode ser importante para não gerar surpresas durante a produção, como prazo de entrega, tempo de produção, o target bem definido. Sempre que se tornar inviável a produção do roteiro em processo, guarde-o caso não seja utilizado, pois pode ser perfeito em outro momento.

Utilizar de conflitos para atrair o público também é uma ferramenta que deve ser utilizada, segundo o autor, o sucesso do seu roteiro publicitário está na escolha de como será o desenvolvimento do conflito que atingira o público, tendo como ápice o ponto de virada, que faz com que o telespectador suspire e seja tocado pela mensagem transmitida e apenas tenha sossego após como a história se resolve, o desfecho, fazendo que o público se sinta aliviado e atraído sentimentalmente pela solução apresentada e logo pelo produto em questão.

Entregue seu roteiro às emoções, use o máximo possível de elementos que prendam a atenção do público, seja utilizando de uma narração com o tom da voz alto ou uma trilha alta e atraente, procure entender seu cliente para que toque seu coração, pois seu comercial estará brigando com diversos ruídos ao redor da TV, passando por crianças brigando a vontade de ir a geladeira fazer um lanchinho.

Desejar algo vem da emoção produzida, como mulheres atraentes ou pratos de comida saindo do forno envoltos de fumaça, seu target com certeza deve ter desejos bem definidos e perceptíveis, como exemplo o público jovem que busca por estímulos de esportividade e virilidade, mulheres o erotismo e a vaidade acompanhados de bem-estar. Utilizar de informações verdadeiras e não exagerar nas características do produto ainda mais quando já esta há muito tempo no mercado traz confiança do consumidor à marca e ao produto.

Thiago Barreto deixa bem claro que deve ser definido um clima para a peça, mostrando que há varias maneiras de atingir tal clima, que vão desde movimentos de câmera ao tom das falas dos personagens, onde são nas descrições de detalhes que o telespectador se entregara ao comercial, demonstrando quais são os pontos principais e os coadjuvantes, devem-se deixar espaços para que a imaginação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com