TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Primeiro Capítulo Do LIvro Estigma

Trabalho Universitário: Resumo Do Primeiro Capítulo Do LIvro Estigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  1.863 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Estigma

O estigma era a marca de um corte no corpo que significava o mal no individuo que acarretaria na sua vida social,podia ser considerado como escravo,criminoso,um preconceito de desonra.

Com esses sinais as pessoas evitavam o contato social principalmente publicamente.

Na época do cristianismo essas marcas corporais representavam “graça divina”.

Atualmente a palavra “estigma” representa algo do mal que deve ser evitado pois é uma ameaça á sociedade,isto é deteriorização por uma ação social.A sociedade atribui e considera essas pessoas conforme seus atributos,ela camufla e considera como membros comuns,determinam um padrão externo ao individuo,permitindo uma identidade social,relativo ao meio.Os atributos nomeados como identidade social são de fato que podemos demonstrar a que categoria ele pertence.Alguém que demonstra pertencer a um categoria com atributos incomuns ou diferentes é pouco aceito pelo grupo social e que não consegue lidar com diferente,na sua capacidade de ação transforma-se em um ser desprovido de potencialidade. Esse individuo estigmatizado socialmente e anulado no contexto da produção técnica. O estigma é um atributo que produz um amplo descrédito na vida do sujeito em situações extremas,é nomeado como defeito, “folha” ou desvantagens em relação ao outro. Para os estigmatizados,a sociedade reduz as oportunidades,não atribui valor,impõe a perda de identidade social e determina uma imagem deteriorizada,de acordo com um modelo que convém sociedade. Ele fica a margem e passa a ter que dar resposta que a sociedade determina.O social tenta conservar a imagem deteriorizada com o esforço constante por manter a eficácia do simbólico e ocultar o que interessa.

O conceito de um individualidade virtual e identidade real do sujeito,quanto mais descrepante for a diferença entre as duas identidades,mais acentuado o estigma quanto mais visual,quanto mais acentuado e recortado a diferença,mais estigmatizante,quanto mais visível a diferença entre o real e os atributos determinantes do social. Em conseqüência do descréditos entre as duas é prejudicial para a identidade social. O sujeito assume uma posição isolada da sociedade ou de si mesmo e passa a ser uma pessoa desacreditada.

Por esse motivo o individuo passa a não aceitar a si mesmo,passa a ser diferente dentro de uma sociedade que não reconhece nela a diferença. Sem espaço,sem voz sem papeis e sem funções não pode ser nomeado e passa ser um ninguém nas relações com outro.

Os estigmatizados assumem um papel fundamental na vida dos ditos normais,pois colaboram estabelecendo uma referencia entre os dois e demarcam assim as diferenças no amplo contexto social.

A informação social transmitida por um símbolo pode constitui um registro especial de prestigio,honra ou posição social privilegiada . O símbolo de prestigio pode contrapor-se aos símbolos de estigmas.

Em sujeito portador de um estigma muito visível,o simples contato com o outro dara a conhecer o estigma. Outro aspecto a determinar uma situação do sujeito portator do estigma visível e ate que ponto isso interfere em suas interações em seus meios sociais.

A identidade social estigmatizada destrói

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com