TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos Da Gestão De Custos

Artigo: Resumo Fundamentos Da Gestão De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  676 Visualizações

Os fundamentos da Gestão de Custos são apresentados os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento desse estudo, bem como a visão da Gestão Estratégia de custos sobre o conceito de relevância.

Sob esse foco, o curso Fundamentos da Gestão de Custos está estruturando em quatro unidades que será destacado a seguir:

Unidade 1 - Contabilidade de custos;

Unidade 2 -Conceitos Básicos;

Unidade 3 - Conceitos de relevância;

Unidade 4 - Cenário Cultural

Sendo que as duas primeiras unidades serão descritas a baixo pois são as unidades mais importantes do curso, as duas últimas são aplicações práticas do que é apresentado nas unidades 1 e 2 em forma de exemplos.

Unidade 1 - Contabilidade de Custos

Na apresentação do conceito histórico da contabilidade de custos, inicia-se falando que a Contabilidade de custos nasceu no século XVIII para atender às novas demandas de informação exigida pela Revolução Industrial.

Até essa época, só existia a contabilidade financeira. A apuração do custo das mercadorias vendidas - necessária à apuração do resultado nos balanços - era extremamente simples.

A produção ficava a cardo dos artesãos, que não constituíam pessoas jurídicas e não precisavam apurar custos.

Nos relatórios financeiros, as empresas comerciais apontavam os custos como sendo o valor pago pelas compras, já que os produtos seriam comercializados já estavam, geralmente, prontos para sua comercialização.

As industrias que começaram a nascer no século XVIII trouxeram escala ao trabalho que, anteriormente, era exclusividade dos artesãos.

...