TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre os Temas Abordados nos Fóruns de Discussão

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC

Resumo Sobre os Temas Abordados nos Fóruns de Discussão

1º Semestre

VANESSA MARTINS NUNES

RA:1434095

FRUTAL- MG

2015

1- Introdução

O Fórum de Discussão é uma ferramenta que possibilita aos alunos uma discussão colaborativa, em que as pessoas vão construindo comentários sobre os temas abordados pelos professores. Assim, de acordo com os seus pensamentos, suas críticas e seus conhecimentos, os alunos vão realizando um debate coletivo que é construído em rede (no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA).

O Fórum é muito importante para a Educação à Distância – EAD, principalmente se inserido logo no início do curso, pois possibilita a interação entre alunos, onde os mesmos trocam seus medos e anseios, sentimentos típicos de alunos ingressantes nesse desafio que é o ensino a distância. Portanto, é uma maneira muito interessante e prazerosa de conhecer colegas de cursos e os professores, além da promoção de trocas de conhecimentos e experiências.

2- Objetivo

Este trabalho tem como objetivo relatar um breve resumo dos temas abordados nos fóruns de discussão de cada disciplina cursada que são específicas da área de Matemática e Prática de Ensino.

3- Relatório

Geometria Espacial

Os Softwares livres de Matemática apontam alguns cuidados que nós, professores de matemática precisamos ter para o uso destes. Os computadores vêem ocupando espaço nas escolas como recursos didáticos, mas é claro que a integração entre professor, software educacionais, computadores e alunos é muito importante e só será efetiva se houver essa integração.

O professor é o mediador do conhecimento, pois nenhum software é auto-suficiente, o professor deverá utilizar argumentos matemáticos enquanto ministra a aula para que o processo de ensino- aprendizagem se estabeleça.

Teoria dos Números

Foi tratada a importância da didática da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem no ensino básico.

Enfatizando que a História da Matemática deveria ser conteúdo que os alunos deveriam ter desde o início de sua vida acadêmica. Para que os alunos pudessem analisar a função da matemática em nossas vidas.

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

Segundo o texto sugerido pelo professor, ensinar não é apenas transferir conhecimentos. Somos “Seres Programados, mas pra aprender”. (François Jacob).

Ensinar exige muito mais que pensamos ensinar exige:

- Metodologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com